Entenda porque indústria de cigarros no Japão mostra como não se deve fumar

Se você visitar o Japão, provavelmente sua atenção será atraída pelo design simples dos pôsteres com os modos para fumar. Usando apenas duas cores, verde sobre branco, os cartazes ilustram situações e dilemas morais. Normalmente, a ilustração é acompanhada por uma ou duas linhas de texto em japonês e inglês.

Existem alguns temas comuns que os pôsteres abordam; jogar fora bitucas de cigarro, ficar atento ao fumo passivo, queimar pessoas e coisas, cuidar da natureza do Japão e da utilidade dos cinzeiros portáteis. E os pôsteres informativos sempre são renovados para que nunca passem desapercebido pelas pessoas.

O mais curioso é que estes cartazes não são anúncios anti-tabagismo. Isso te surpreendeu? Saiba aqui o sentido deles.

Os banners de boas maneiras para fumar cigarros no Japão

Muitas pessoas presumiram que os cartazes são algum tipo de campanha de saúde pública antifumo. Eles são feitos por um dos maiores fabricantes de cigarros do Japão e a terceira empresa de tabaco mais lucrativa do mundo.

À primeira vista, isso pode parecer contra-intuitivo.

No entanto, quando você pensa sobre isso, os motivos por trás dessa campanha começam a surgir. A opinião pública e a vergonha desempenham um papel importante na sociedade japonesa. É muito importante atender às expectativas das pessoas ao seu redor.

À medida que as vendas de cigarros e o número de fumantes diminuem no Japão, isso está se tornando cada vez menos uma norma cultural. Portanto, os fumantes correm mais risco de serem julgados por outros não fumantes. É do interesse da Japan Tobacco que a indústria do tabaco e os fumantes tenhas  boas maneiras para não incomodar os outros.


Leia também:


Quanto mais os fumantes tiverem boas maneiras, menos atrito haverá na sociedade e menos provável que a opinião pública se volte contra o fumo, levando a coisas como a proibição do fumo, o que reduziria ainda mais os lucros da Japan Tobacco.

Os problemas com o tabagismo que os cartazes destacam são triviais em comparação com os problemas reais causados ​​pelo tabagismo.

O tabaco mata até metade das pessoas que o usam. A Organização Mundial da Saúde estima que 7.000 pessoas morrem por causa do fumo passivo todos os anos no Japão.

No entanto, a taxa de fumantes no Japão está caindo, parte de uma tendência mais ampla nos países desenvolvidos. Apesar da falta de uma proibição de fumar em todo o país, o fumo está se tornando uma questão mais quente no Japão.

O câncer de pulmão superou o câncer de estômago como uma das maiores causas de morte no Japão. O homem do salário que fuma é uma imagem que parece pertencer ao passado.

A maré está mudando no Japão, com o aumento de impostos e a diminuição das taxas de fumantes, mas ainda há um longo caminho a percorrer até que o Japão seja um ambiente agradável para não fumantes, apesar dos esforços dos pôsteres de modos de fumar.

Fonte: Tofugo