Como fazer umeboshi com a sabedoria de um senhor japonês

Saber como fazer umeboshi – picles de ameixa – permite que você tenha quando quiser uma das comidas mais tradicionais do Japão. Assim, te apresentamos aqui uma receita de um senhor de 92 anos que produz uma das umeboshi mais saborosas do país.

A receita foi reproduzida pelo site SoraNews.

Como fazer umeboshi – itens

Junto com alimentos básicos como arroz e sopa de missô, os picles são a parte principal da culinária japonesa, e os melhores são aqueles que são feitos com carinho em casa. Conheça aqui a história desse senhor e como ele faz o umeboshi. 

Aos 42 anos, Go finalmente estava em uma fase de sua vida em que se sentia pronto para herdar a receita de seu avô de 92 anos.

Antes de iniciar o longo processo de várias etapas, Go preparou os seguintes itens:

Nanko ume → Esta foi a primeira tentativa de Go, então ele começou com dois quilos relativamente modestos de ameixas Nanko, que são conhecidas por serem as ameixas de melhor qualidade no Japão.

Perilla vermelha → Compre a perilla assim que chegar ao mercado. Mais detalhes sobre isso mais tarde.

Sal grosso

1 Recipiente de vidro ou cerâmica funciona tão bem.

1 Peso → Go usou  um peso comumente conhecido como “tsukemono ishi” (“pedra de decapagem”) , mas novamente qualquer peso (mesmo um saco de pesos de torta) servirá, desde que seja aproximadamente igual em peso com o peso das ameixas que você está usando.

Saco de decapagem que pode ser amarrado → A avó de Go avisou-o de que a tampa do recipiente de decapagem pode não fechar a princípio, uma vez que as ameixas estejam dentro, então é melhor selar os picles com um saco para manter o conteúdo protegido do pó e insetos.

Outros itens úteis para ter em mãos são alguns espetos de bambu longos, toalhas de papel de cozinha para limpar as ameixas e um grande recipiente para armazenar os picles depois de feitos.


Leia também:


Como fazer umeboshi – por etapas

Etapa 1

Passo 1: Remova as pontas duras da cavidade semelhante ao umbigo na parte superior das ameixas com um espeto de bambu.

Como Go demonstra, você vai querer tirar as pontas duras de todas as ameixas, tomando cuidado para não danificar a pele ao redor.

Etapa 2: Lave as ameixas com água.

Etapa 3: seque cada ameixa, uma por uma, com toalhas de papel.

Etapa 4: meça 300 gramas de sal (isso criará dois quilos de umeboshi com 15% de teor de sal).

Etapa 5: Abra o saco de decapagem e coloque-o dentro do recipiente (podem ser usados ​​outros sacos plásticos de qualidade alimentar, desde que possam ser amarrados na parte superior).

Etapa 6: adicione uma camada de ameixas e sal no fundo do saco.

Etapa 7: Repita este processo, criando camadas de sal de ameixa-sal-ameixa-sal de ameixa até que todas as ameixas estejam no saco.

Etapa 8: cubra com a pequena tampa interna e coloque o peso por cima.

Etapa 9: amarre levemente a parte superior do saco para protegê-lo contra poeira e insetos.

Etapa 10: coloque a tampa do recipiente por cima, mesmo que não feche corretamente, e deixe-o em um local escuro e fresco para fazer sua mágica por cerca de uma semana.

Uma semana depois…

Etapa 11: Como num passe de mágica, a tampa agora pode ser totalmente fechada! Isso parecia tão milagroso para Go que ele ilustrou sua surpresa com “エ ッ!ス ゴ い! ” (“Huh! Incrível!”).

Etapa 12: Verifique se as ameixas têm uma boa aparência e se o líquido está relativamente claro (esse líquido é vinagre de ameixa, criado pelo sal que extrai o suco das ameixas). Deixe tudo isso por mais alguns dias, cerca de 20 dias.

Etapa 13: enxágue a perila vermelha com água várias vezes.

Etapa 14: Remova o máximo de água possível.

Etapa 15: coloque a perila vermelha seca e o sal grosso em um saco zip lock e agite-o. Assim que o sal estiver uniformemente distribuído pelas folhas, retire o ar do saco, feche-o e esprema o conteúdo, ainda no saco, com as mãos.

Etapa 16: Retire as folhas do saco, coloque-as em uma tigela e pressione-as com força com os dedos. Isso irá liberar um líquido de cor roxa, que precisa ser descartado.

Etapa 17: espalhe a perila sem quebrá-la, adicione um pouco de sal para cobrir e aperte novamente. O líquido roxo aparecerá novamente, então descarte o líquido e repita 2-3 vezes até que o líquido não apareça mais.

Etapa 18: Retire uma colher de vinagre de ameixa do saco de ameixa e coloque-o sobre a perila vermelha espremida. Isso fará com que ele se transforme em uma bela cor vermelha!

Etapa 19: Disponha a perila uniformemente no topo das ameixas e despeje o líquido vermelho da tigela sobre tudo.

Etapa 20: cubra com a tampa interna, coloque o peso por cima e amarre levemente a sacola.

Etapa 21: Sele com a tampa externa e deixe agir por cerca de duas semanas.

Etapa 22: tire a sacola do recipiente e admire o lindo tom vermelho da mistura que você criou!

Etapa 23: Disponha as ameixas em uma rede para secar.

Etapa 24: Seque-os! Um quilo de ameixa era a quantidade perfeita para uma rede, então Go espalhou seus dois quilos de ameixa em duas redes.

Passo 25: Retire as folhas de perilla vermelha do recipiente, coloque em um recipiente de plástico separado e seque ao sol. Coloque o vinagre de ameixa no recipiente de decapagem e exponha-o à luz solar para esterilizá-lo também, com uma rede por cima de ambos os recipientes para protegê-los de poeira e insetos. Vire as ameixas uma vez durante o dia e coloque-as de volta no vinagre de ameixa à noite e deixe-as durante a noite.

Etapa 26: Este é o segundo dia de secagem das ameixas. Vire-as uma vez ao dia e leve-as para dentro de casa a noite.

Passo 27: O terceiro dia de secagem começa novamente pela manhã e as ameixas são viradas uma vez ao dia. Desta vez, não leve as ameixas para dentro à noite – deixe-as ao ar livre nas redes durante a noite para expô-las ao orvalho noturno.

Passo 28: Na manhã seguinte, aprecie os frutos do seu trabalho enquanto eles brilham ao nascer do sol da manhã.

Etapa 29: Colete as ameixas!

Etapa 30: coloque as ameixas em um recipiente grande.

Etapa 31: Seu umeboshi agora está completo!

Passo 32: Agora você pode colocar as folhas de perilla vermelha (que foram guardadas na geladeira depois de serem expostas ao sol no primeiro dia de secagem) no pote com o umeboshi.

Passo 33: Em seguida, você pode escrever o ano em um pedaço de fita e colá-lo na em uma jarra.

Etapa 34: Parabéns – todo o processo está finalmente concluído!

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link