Japoneses e turistas possuem uma relação singular. Não pense que só porque está visitando o país que poderá entrar em qualquer lugar. Você pode até mesmo ser barrado de entrar em um bar.
Japoneses e turistas: as tensões nessa relação
Muitas vezes, quem anda no metrô dos grandes centros turísticos do Japão poderá ver uma placa imensa explicando aos turistas que eles não devem ultrapassar a fila para entrar em um vagão. Mas, nem todos acabam vendo.
Ou, ao andar pelas ruas, podem ver uma placa na entrada de bares dizendo que estrangeiros não podem entrar.
Esse tipo de sinalização pode causar muito desconforto. Mas, o que ele revela é que a relação entre japoneses e turistas não é tão amistosa quanto se imagina.
A maioria dos turistas vem para um país porque adora vê-lo e gastar dinheiro, sem a intenção de causar problemas. Mas é quando as barreiras de idioma e cultura surgem, e as regras sociais que são dadas são invisíveis para os turistas.
Em muitos casos, eles não estão quebrando as regras de propósito, mas não estão cientes delas. Se formos honestos, até mesmo mudar para uma nova cidade no seu próprio país é difícil e você precisará de algum tempo para se orientar.
Porém, os japoneses são um pouco mais impacientes para compreender que essa adaptação demora um pouco mais do que eles gostariam.
Leia também:
- COVID-19 na Olimpíada: doente, atleta do Chile é o primeiro a abandonar os jogos;
- Japão não consegue conter contaminação de COVID-19 na vila olímpica;
- Nacionalidades dos personagens de One Piece esquentam o clima para a Olimpíada de Tóquio.
Mas, os turistas tem culpa?
Bom, não podemos dizer que todos são bons turistas. E também não devemos obrigar uma pessoa que vai a um país conhecer em detalhes toda a cultura local. Afinal de contas, ela está indo para lá para isso também, para saber mais sobre o povo que mora ali.
Mas, turistas já causaram muitos problemas no Japão sim e que são vistos como extremamente ofensivos. Como esculpir nomes nas árvores de bambu em Arashiyama, em Kyoto.
Atos de vandalismo à parte, como são mais raros e não representam o comportamento médio do turista, existem outras maneiras mais comuns pelas quais o excesso do turismo tem afetado negativamente os habitantes locais no Japão. Nem toda a culpa deve ser assumida pelos turistas em um país onde as cidades já estão lotadas, mas o afluxo de turistas levou os limites ao máximo, aumentando os problemas existentes.
As ruas e os trens ficam cada vez mais lotados, as filas do lado de fora de cafés e restaurantes populares ficam mais longas, os preços nos pontos turísticos ficam mais altos e assim por diante. Tudo isso tem um impacto negativo sobre os habitantes locais e sua vida diária, e especialmente em lugares como Kyoto, eles pediram abertamente para diminuir e limitar o turismo. E isso mesmo quando os turistas estão se comportando perfeitamente! Acrescente a isso a quebra de regras sociais e as tensões aumentam.
Dessa maneira, é preciso que o povo japonês entenda que o país é sim uma potência no turismo e que talvez seja necessário investir mais na área para que os turistas possam conhecer melhor as regras sociais. Com o devido cuidado, com certeza essa relação pode melhorar.
Fonte: JPinfo.com