Em 2008, a limpeza no Japão ganhou um elemento esportivo. Agora, essa atividade de serviço comunitário também pode ser uma verdadeira competição.
Talvez você não se lembre, mas quando houve a Copa do Mundo de Futebol masculino no Brasil, os torcedores japoneses ficaram muito famosos por limparem as arquibancadas. A mesma coisa aconteceu na edição da Copa do Mundo de Futebol masculino na Rússia.
Sendo os japoneses sempre preocupados com a limpeza dos ambientes, eles também possuem uma competição para incentivar essa atividade. Conheça aqui mais sobre ela.
A competição de limpeza no Japão
As competições são realizadas em equipes de 3 a 5 pessoas. Assim, elas competem para pegar o maior lixo e a melhor qualidade em uma área designada dentro de um espaço de tempo designado.
Obviamente que há regras, e os participantes devem respeitar os outros jogadores, bem como as outras equipes.
Assim, existem regras de segurança estabelecidas, incluindo proibições de recolher o lixo das estradas e vias férreas entre outras. Toda semana há uma competição dessa que é realizada em algum lugar do Japão, geralmente no fim de semana ou em um feriado nacional, e recentemente cerca de 100 concursos são realizados a cada ano.
Os participantes vestem várias roupas, desde roupas esportivas para corrida e tênis de corrida até jeans e camisetas. O que eles têm em comum são as resistentes luvas de trabalho feitas de tecido grosso de algodão branco. Usando-os nas mãos, os participantes podem recolher o lixo sem sentir repulsa.
Além disso, os participantes usam “pinças” que lhes permitem recolher pequenos pedaços de lixo, como pontas de cigarro, bem como sacos plásticos para colocar o lixo.
Leia também:
- Entenda porque indústria de cigarros no Japão mostra como não se deve fumar;
- Japão e a segunda onda do COVID-19: lições para o mundo;
- Aprenda com os samurais a como ter uma vida equilibrada e saudável.
Os concursos são organizados por grupos criados por órgãos governamentais locais e empresas da área, bem como por grupos de estudantes universitários e têm como participantes pessoas que trabalham em empresas locais; alunos do ensino fundamental e médio; estudantes universitários; moradores locais; grupos de amigos etc.
Quando chega a hora de começar, todos os participantes dão um grande grito, dizendo “Recolher o lixo é um esporte!” e a competição começa. Com a aproximação do encerramento da competição, os atletas catadores voltam ao ponto de encontro um após o outro, trazendo muito lixo.
Em uma competição realizada no distrito de Minato, em Tóquio, em 13 de outubro de 2018, 63 pessoas participaram de 14 equipes e conseguiram coletar um total de 135,25 kg de lixo. Eles coletaram uma variedade de lixo, como bitucas de cigarro, garrafas de plástico PET, guarda-chuvas de plástico etc.
O lixo é coletado separadamente de acordo com as regras e as classificações são decididas pelo total de pontos, que são atribuídos de acordo com cada tipo diferente de lixo. Bitucas de cigarro marcam os pontos mais altos. A equipe vencedora recebe um certificado ou troféu e, em algumas competições, a equipe recebe um prêmio doado pelo patrocinador.
Fonte: Web-Japan