Regras socias para usar celular no Japão são rígidas

Usar um celular no Japão pode ser muito diferente do que em qualquer outro lugar do mundo. Isso acontece porque no país existem determinadas regras sociais que devem ser seguidas em respeito ao japoneses.

Dessa maneira, conheça aqui algumas delas e veja também quais podem ser interessantes e que deveriam ser aplicados a mais lugares do mundo.

1. É proibido falar ao celular no Japão no transporte público

@ƒeƒŒƒr‚ðŽ‹’®‚Å‚«‚郏ƒ“ƒZƒO‹@”•t‚«‚ÌŒg‘Ñ“d˜b

Se você é um visitante pela primeira vez ou alguém que não está familiarizado com os sistemas de transporte público japoneses, pode se surpreender com o fato de que os japoneses evitam atender ligações em trens, ônibus e outros meios de transporte.

Eles prestam mais atenção ao que os rodeia e são cautelosos para não causar qualquer tipo de inconveniente aos outros de qualquer maneira possível. Esta é uma das questões mais importantes que surgem durante as conversas sobre educação japonesa, etiqueta pública ou privacidade.

Infelizmente, nem todo mundo segue essa regra. Portanto, haverá momentos excepcionalmente raros em que você se deparará com uma pessoa rude no trem falando alto ao telefone enquanto alguns passageiros japoneses olham para eles com cara de mau.

2. Não se pode usar o telefone no modo viva-voz

Se você for a qualquer outro país da Ásia ou da América, verá pessoas falando sozinhas usando a tecnologia viva-voz, que agora está disponível com facilidade. Se você andar pelas ruas do Japão, no entanto, raramente verá alguém sem fones de ouvido.

Em um país conhecido por suas peculiaridades, isso pode ser uma surpresa definitiva para muitos. Por motivos que eles próprios conhecem, a maioria dos usuários de smartphones japoneses evita atender chamadas sem usar fones de ouvido.


Leia também:


3. ‘Aruki-sumaho’: anda usando o celular no Japão e suas regras

Andar no telefone e enviar mensagens de texto ou assistir a vídeos olhando para a tela é um problema comum que as pessoas, especialmente os jovens, enfrentam em todo o mundo. Há um nome para essa prática no Japão que é ‘aruki-sumaho‘, que significa ‘smartphone móvel’. Embora muitas vezes não seja apreciado, você pode ver esse problema no Japão também.

O que é interessante é a maneira como os japoneses lidam com esse problema e os perigos dele, já que você pode machucar alguém por engano prestando menos atenção para onde está indo.

Acredite ou não, existem aplicativos projetados para impedir que você se machuque ou outras pessoas, enquanto você se inclina para o seu smartphone enquanto se move em espaços públicos. Mesmo empresas como a Docomo, por exemplo, desenvolveram recursos de celular com opções de segurança, que enviam uma mensagem para interromper e limitar o uso do telefone, caso você esteja se tornando um ‘aruki sumaho’.

O governo japonês também lançou campanhas com o lançamento de anúncios e vídeos para espalhar a conscientização, e isso parece estar funcionando bem, já que muitas pessoas agora optam por usar seus telefones apenas quando estão de pé ou sentadas, em vez de andar.

Fonte: JP info.

123