Roupas de jovens no Japão são escolhidas para a melhor postagem nas redes sociais

Como se vestem os jovens no Japão? Uma pesquisa recente da Shibuya 109 Lab, uma empresa de pesquisa de marketing jovem associada ao shopping center de moda de Tóquio de mesmo nome, perguntou recentemente a 205 pessoas da Geração Z sobre suas escolhas de moda.

85 rapazes e 120 moças entre 15 e 24 anos afiliados à rede independente do Shibuya 109 Lab foram entrevistados, começando com a pergunta: “Quando você sai, como você decide o que vestir?”

Veja aqui o resultado dessa pesquisa.

Como se vestem os jovens no Japão

Curiosamente, a maioria dos entrevistados parecia coordenar cuidadosamente suas roupas de acordo com seus planos para o dia. A principal resposta de todos os entrevistados foi “Eu escolho de acordo com para onde vou” (67,3 por cento). Logo atrás estava “Eu escolho de acordo com o que estou fazendo” (53,7 por cento).

30,7 por cento até disseram que planejam suas roupas de acordo com com quem estão saindo, o que significa que alinham sua moda com os gostos de moda de seus companheiros.

Em seguida, os entrevistados foram questionados sobre seus próprios gostos de moda, com a opção de escolher várias respostas.

Para os homens, de longe o estilo de moda mais popular foi “Casual” (58,8 por cento), seguido por “Limpo e sofisticado” (24,7 por cento). Logo atrás, em terceiro lugar, estava o estilo “Street”, que obteve 22,4% dos votos.

Enquanto os homens pareciam ter uma preferência majoritária por roupas casuais, as respostas das mulheres foram mais uniformemente divididas. O estilo de moda mais usado para mulheres jovens era “Casual Feminino” (30 por cento), seguido por “Casual com traços maculinos” (27,5 por cento) e “Limpo e sofisticado” (25 por cento).

O que foi surpreendente, porém, foi que, tanto para os rapazes quanto para as moças, uma boa proporção dos entrevistados selecionou três ou mais estilos que representavam seus gostos pessoais. 28,2 por cento dos homens e 44,2 por cento das mulheres parecem alternar entre vários estilos de moda diferentes, indicando que eles não aderem a uma tendência específica.

Quando solicitados a avaliar o quão bem a afirmação “Eu escolho a moda com base no gosto, não nas marcas” aplicada a eles, de todos os entrevistados, 28,3% disseram “Muito preciso” e 42,9% disseram “Um pouco preciso”, o que significa que, em no total, 71,2% concordaram que não levam tanto as marcas em suas escolhas de moda quanto o estilo das roupas.


Leia também


As redes sociais e a escolha das roupas pelos jovens no Japão

Em resposta à pergunta, “Em que você se concentra ao comprar roupas?”, 63,9% escolheram “O design”, 55,1% disseram “O caimento” e 44,9% escolheram “Posso combinar e combinar bem”.

Vários participantes mencionaram uma mídia social “Diagnóstico do tipo corporal”, que eles usaram para determinar sua construção e quais roupas e estilos de moda seriam mais adequados para eles.

Tudo isso visa fornecer a eles as melhores roupas para que, ao tirar fotos de corpo inteiro para compartilhar nas redes sociais, tenham a melhor aparência possível.

A mídia social também é a principal forma de esses jovens obterem informações sobre moda. 83,4 por cento disseram que obtêm a maioria das notícias de moda no Instagram, 40,5 por cento disseram “Serviços de streaming de vídeo” e 33,7 por cento disseram “TikTok”. “De familiares e amigos” foi outra resposta popular, empatando com “serviços de streaming de vídeo” com 40,5 por cento.

A principal conclusão desta pesquisa é que a moda para a Geração Z no Japão está se tornando menos uma ferramenta de autoexpressão, e sim mais uma ferramenta de comunicação, como, por exemplo, usar um olhar coordenado para dizer “Olha como estamos perto ! ”

Embora haja muitas influências em suas escolhas, como a popularidade da moda coreana, parece que os jovens japoneses estão menos preocupados em seguir um determinado estilo ou em comprar uma determinada marca e mais preocupados em encontrar a moda que lhes seja adequada para que assim o façam. ter uma boa aparência nas redes sociais.