Sequestro de crianças no Japão pela Coreia do Norte

Sim, existe sequestro de crianças no Japão. E, alguns desses sequestros foram realizados por criminosos que levaram as crianças para a Coreia do Norte. Conheça a história de Megumi Yokota.

A feliz menina de 13 anos terminou o treino de badminton depois da escola com seus amigos naquele final de tarde em Niigata, uma cidade costeira ao longo do Mar do Japão. O

dia anterior era o aniversário de seu pai e ela o tinha encantado com a surpresa de um belo pente de homem. Agora, brilhando na sequência da prática de esportes do clube, ela e dois amigos começaram sua caminhada de retorno juntos – até que se separaram na esquina de costume, dizendo um breve “até logo” conforme cada um se voltava para a casa de sua família. Em poucos minutos ela seria saudada pela voz calorosa de sua mãe e por um jantar saboroso.

Exceto que, como a fumaça evaporando no ar rarefeito do inverno, ela nunca chegou naquele dia frio de 15 de novembro de 1977.

Conheça mais sobre sua história e sobre o sequestro de Yokota.

O sequestro de crianças no Japão pela Coreia do Norte

Sua família ficou arrasada, amigos e comunidade chocados e a sensação de segurança daquela pacata cidade costeira foi destruída. Duas décadas depois, sua família conseguiu reunir informações sobre seu sequestro da imprensa, de relatórios policiais e de desertores norte-coreanos.

Eles acreditam que sua filha foi jogada em um carro, levada em um pequeno barco para um navio próximo e trancada em um porão de armazenamento. Lá, de acordo com a confissão de um dos sequestradores, ela chorou e gritou para que sua mãe a salvasse enquanto tentava agarrar a porta de aço na viagem para a Coreia do Norte até que seus dedos sangrassem.

Seus sequestradores e as autoridades norte-coreanas admitiram que a levaram embora, mas não permitiram que ela voltasse.

Isso foi há muito tempo? Sim e não. Para todas, exceto cinco das vítimas e suas famílias, os sequestros nunca terminaram. Yokota é apenas uma de muitas que ainda estão na Coreia do Norte hoje.


Leia também


O sequestro de crianças no Japão e o impacto na sociedade do país

A questão dos sequestros de cidadãos japoneses pela Coreia do Norte permaneceu nas agendas de política interna e externa do Japão.

Mas, não são apenas os líderes do governo que se importam.

Japoneses de todas as idades, incluindo crianças, compartilham os sentimentos sinceros de muitos anos de membros da família que desejam fortemente que seus familiares mais queridos retornem ao Japão.

Vem dos atos de um regime estrangeiro de sequestro de cidadãos de outro país durante suas vidas normais. Para encorajar a conscientização baseada em fatos sobre a questão, o governo japonês patrocinou um concurso nacional de redação sobre o tema de abduções para alunos do primeiro e último ano do ensino médio por vários anos.

Divididos em três categorias, mais de 4.000 alunos enviaram redações em japonês ou inglês, uma nova categoria, em 2020. Cada apresentação é reveladora do impacto das abduções na perspectiva da nação e, principalmente, da próxima geração.

Fonte: Japan Forward.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link