Taijin kyofusho: uma fobia social que atinge os japoneses

Você sabia que o taijin kyofusho é um tipo de fobia social exclusiva do Japão. Saiba aqui como ela se manifesta e porque é tão japonesa.

A maioria das pessoas descobrirá que tem medo de alguma coisa. Ou seja, eles têm um medo irracional de alguma coisa ou situação que desencadeie um sentimento profundo de ansiedade. Alguns exemplos incluem medo de aranhas (aracnofobia) ou medo de altura (acrofobia), medo de trovões e relâmpagos (astrafobia) ou medo de voar (pteromeranofobia), para citar alguns.

E mesmo os japoneses, que geralmente são considerados tímidos e passivos coletivamente, dizem ter sua própria fobia culturalmente específica: taijin-kyofusho.

Uma síndrome cultural específica é chamada assim porque são sintomas psiquiátricos considerados uma doença reconhecível em uma cultura particular. E Taijin Kyofusho foi listado como uma fobia culturalmente ligada do Japão no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) em 2000. Dito isso, há algum debate sobre se ele é ou não culturalmente limitado, então pensei que poderíamos analise isso um pouco também.

Taijin-kyofusho e a fobia social

Taijin Kyofusho (TKS), que se traduz como “o medo das relações interpessoais”, foi diagnosticado pela primeira vez no Japão e é caracterizado pelo medo intenso de um indivíduo de que seu corpo seja constrangedor para os outros. Os sintomas da TKS são semelhantes aos das fobias sociais ocidentais, incluindo a evitação de passeios e atividades sociais, taquicardia, falta de ar, ataques de pânico, tremores, rubor, sentimentos de pavor ou pânico quando perto de outras pessoas e, às vezes, desconforto estomacal.

O fator que separa o TKS em sua própria classificação de fobia social é que, enquanto a fobia social ocidental se concentra no medo de se sentir envergonhado na frente dos outros em termos comportamentais, os portadores de taijin kyofusho têm medo de embaraçar os outros com sua presença. Pessoas com TKS têm medo de ofender outras pessoas com suas funções corporais e aparências, incluindo seus rostos, ações, a aparência ou até mesmo o odor. A diferença sutil entre os dois se resume à mentalidade da cultura ocidental individualista e da cultura japonesa coletivista. As fobias sociais ocidentais são baseadas em reações individuais, enquanto a TKS é baseada nas reações percebidas do grupo. Ou seja, uma pessoa com Transtorno de Ansiedade Social (TAS) tem medo de se comportar de uma forma que resultaria em constrangimento para si mesma sob a vigilância de outras pessoas, e uma pessoa com TKS está preocupada em ofender, que às vezes se estende ao medo de trazer vergonha para sua família e amigos.


Leia também:


Os tipos de Taijin-kyofusho

Além disso, essa fobia também pode ser separada em altuns tipos.

  • Sekimen-kyofu – a fobia de corar
  • Shubo-kyofu – a fobia de uma deformidade corporal que seria ofensiva para os outros
  • Jikoshisen-kyofu – a fobia do contato visual
  • Jikoshu-kyofu – a fobia de odor corporal que seria ofensivo para os outros

TKS também é subcategorizado por gravidade em uma escala de transitória a fóbica com esquizofrenia. A TKS transitória tem vida curta e moderadamente grave, aparecendo mais comumente em adolescentes. TKS fóbica é o tipo mais comum de taijin kyofusho e o mais semelhante à fobia social ou transtorno de ansiedade social (TAS).

Fonte: Tofugu

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link