5 atitudes de brasileiros que podem ser consideradas ofensas no Japão

Existem muitas ações que os brasileiros tomam que são consideradas como ofensas no Japão. Isso acontece por várias razões e não significa que uma cultura seja superior a outra ou nem mesmo que ela é correta ou certa.

Trata-se apenas de olhares diferentes sobre uma determinada atitude.

Assim, selecionamos aqui algumas das ações que os brasileiros tomam cotidianamente que podem ser ofensivas ou estranhas para alguns japoneses. Obviamente, que isso não significa que seja ofensivo para todos os japoneses, mas de maneira geral, pode ser muito estranho para eles.

As ações de brasileiros que podem ser ofensas no Japão

1. Conversar alto em espaços públicos é uma das maiores ofensas no Japão que qualquer turista pode cometer

Muitas das atitudes que qualquer pessoa possui, são culturais. Um dos traços característicos da cultura brasileira é a capacidade de se comunicar.

Além disso, o povo brasileiro é muito conhecido por ser alegre e solicito.

Entretanto, os brasileiros também gostam de conversar alto. Isso pode ser considerado extremamente ofensivo no Japão.

Por exemplo, entrar em um transporte público e conversar alto no Japão é algo extremamente rude. Isso pode fazer com que os japoneses dirijam olhares de reprovação para quem fizer isso.

Até mesmo conversar alto ou gritar por alguém nas ruas, não é das atitudes mais honráveis a se tomar no país.

2. Atrasar ou chegar em cima da hora em um compromisso

Muitos brasileiros não são muito pontuais. E isso pode ser uma ação muito ofensiva quando o compromisso ocorre no Japão. Até mesmo chegar em cima da hora pode não ser bem visto.

Os japoneses, normalmente, chegam antes do horário marcado. Isso é uma demonstração de respeito com quem se terá o compromisso e uma maneira de não perder tempo com atrasos.

3. Não separar o lixo

Os japoneses possuem um sistema rigoroso de separação de lixo. Assim, jogar o lixo na rua ou não fazer a devida separação dele é algo muito ofensivo.

Assim, pensar na limpeza dos espaços públicos e também na reciclagem é algo muito prezado pelo Japão. Por conta disso, sempre tenha atenção a esse detalhe caso vá ao país para não acabar sendo arrogante aos olhos dos japoneses.


Leia também


4. Dar gorjetas

As gorjetas não são algo bem visto no Japão. Qualquer um que recebe um valor a mais por ter prestado um serviço sente que é como se tivesse recebendo uma ajuda para melhorar o que fez.

Dessa maneira, quando se dá uma gorjeta no Japão, pode ser algo como dizer que o atendimento não foi bom.

5. Dobrar e amassar as notas de dinheiro

Um dos costumes que muitas pessoas possuem é o de tratar o dinheiro de qualquer maneira. Entretanto, até mesmo as cédulas de ienes são bem cuidadas pelos japoneses.

Entregar uma nota amassada para alguém significa que você não tem muito cuidado com algo que passará pela mão de várias pessoas.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link