As melhores maneiras de comer arroz japonês
O arroz branco é um alimento básico da culinária japonesa. Não é incomum que seja comido no café da manhã, almoço e jantar do mesmo dia, e muitas vezes é até considerado a parte principal da refeição. Os fazendeiros japoneses se orgulham de cultivar arroz saboroso e de alta qualidade, portanto, “contaminá-lo” com molhos ou coberturas em uma refeição de estilo japonês é desaprovado por algumas pessoas.
Portanto, se o arroz é tão importante no Japão, isso levanta a questão: quais pratos são o melhor acompanhamento para o arroz ? O site de classificação Minna no Ranking procurou descobrir. Eles pediram a 1.393 pessoas que votassem em seus favoritos, e aqui estão os resultados.
30. Peixe grelhado com teriyaki
29. Ikura (ovas de salmão)
28. Atum picado
27. Sukiyaki
26. Saba grelhada em sal (cavala)
25. Mapo-nasu (berinjela com molho de pimenta)
24. Misô
23. Nikujaga (carne cozida e batatas)
22. Mapo-harusame (macarrão com molho de pimenta)
21. Sashimi
Completando os dez últimos lugares, estão alguns pratos caseiros japoneses bastante clássicos , como os vários pratos de peixe grelhado e também o nikujaga. Não nos surpreendemos ao ver o sukiyaki na lista, já que seu sabor doce-salgado pode ser um pouco rico, o que torna o arroz um ótimo limpador de paladar. A adição de pratos de mapo, servidos com molho de chili à chinesa, também é de se esperar, já que o sabor forte desses pratos acompanha bem o arroz.
Vamos ver o que classificou melhor do que esses pratos populares.
20. Ovo cru
19. Peixe cavala com misô
18. Umeboshi (ameixa em conserva)
17. Carne de porco cozida
16. Kimchi e refogado de porco
Leia também
- Yusanbako: a delicada e antiga lancheira japonesa feita de madeira volta a fazer sucesso;
- Dinheiro perdido no Japão: mulher encontra uma carteira com R$50 mil e toma medida surpreendente;
- Era para ser uma tatuagem de kanji sobre inocência, mas seu significado está longe da inocência.
15. Nanban de frango (frango frito em molhos agridoce e tártaro)
14. Sopa de missô
13. Croquetes
12. Ovos fritos
11. Sanma grelhado com sal (peixe do Pacífico)
Nesta parte da lista, vemos não apenas acompanhamentos clássicos para arroz branco, como sopa de missô, frango nanban e sanma grelhado com sal, mas também coisas que ficam bem em cima do arroz , como ovos crus e fritos e umeboshi. Também interessantes nesta metade dos vinte primeiros são os três pratos de inspiração internacional (porco cozido duas vezes, kimchi e nanban de frango têm suas raízes na culinária chinesa, coreana e portuguesa) que refletem o amplo paladar do Japão.
Vejamos a continuidade da lista
10. Salmão salgado
9. Bife de Hamburgo
8. Tonkatsu (costeleta de porco frita)
7. Yakiniku
6. Natto
E aqui encontramos, ultrapassando o top 10, alguns dos alimentos japoneses mais populares. Cada um deles tem seu próprio tipo de sabor forte, então não é de se admirar que combinem bem com arroz. Salmão salgado, em particular, é um recheio de bolinho de arroz popular, mas provavelmente você poderia encontrar qualquer um desses em um bolinho de arroz em uma das lojas de conveniência japonesas.
As 5 melhores maneiras de comer arroz japonês
5. Ovas de bacalhau picantes
Um dos acompanhamentos de arroz mais favoritos do Japão é a laje de ovas de peixe vermelho-laranja que originalmente vem de Fukuoka conhecida como “ mentaiko “. Seu distinto sabor picante e salgado é uma cobertura popular para arroz e bolinhos de arroz, complementando maravilhosamente a doçura do arroz.
4. Mapo-tofu
Com dois outros pratos mapo chegando ao ranking, esperávamos que a forma mais popular do prato de chili chinês, o mapo-tofu , estivesse em algum lugar próximo ao topo. Com carne moída, pimentão vermelho, pimentão Sichuan, pasta de pimenta chinesa, feijão preto fermentado da China e tofu, este é um prato cheio de sabor. Você vai querer arroz para limpar seu paladar!
3. Gyoza (bolinhos fritos)
Embora o gyoza também seja um acompanhamento popular em restaurantes de ramen, ele também é um acompanhamento de arroz muito apreciado. Os bolinhos são famosos por usarem sabores fortes como alho, cebolinha e cebola, e o arroz certamente ajuda a equilibrar o paladar.
2. Karaage de frango
A versão japonesa do frango frito é, sem dúvida, uma das melhores. Suculento, crocante e cheio de deliciosas carnes, é um alimento de conforto supremo.
1. Shoga-yaki
Carne de porco frita com molho de gengibre é um alimento básico da comida caseira japonesa. O belo equilíbrio do molho de sabores doces e picantes complementa bem o arroz, e servido junto com alguns outros clássicos, como a sopa de missô e uma salada, é uma refeição farta de campeões que muitas pessoas não se cansam.
Fonte: Sora News.