As eleições no Japão ainda são com voto impresso, por que?!

As eleições no Japão ainda acontecem por meio do voto impresso. Mas isso não significa que o método não será alterado. Ao contrário, espera-se que sim e já foi anunciado pelo governo. Afinal de contas, o país pretende fazer com que a eleição seja mais segura e confiável inserindo mais tecnologia.

Porém, como o Japão é um país que gosta de suas tradições, o sistema ainda não mudou, veja como é votar no país.

As eleições no Japão

Na entrada, cada um mostra o “tíquete de admissão ao local de votação” (投票所 入場 整理 券) que recebem pelo correio e é perguntado a se é a pessoa indicada no cartão.

Em seguida, vai-se até uma pessoa sentada à mesa que nos dá uma pequena folha de papel em branco. Esta é a cédula.

Leva-se a cédula em branco para uma fileira de espaços para escrita divididos em que os nomes dos candidatos estão impressos em uma folha de papel no nível dos olhos.

Em seguida, escreve-se o nome do candidato na cédula de papel com um lápis e coloca-se em uma urna lacrada.

Existem regras formais para alocar o voto quando o que está escrito na cédula é ambíguo ou incorreto.  

Em seguida, os eleitores recebem um recibo. Estes são emitidos por algumas autoridades governamentais locais, mas não têm significado legal. Eles podem ser resgatados por uma pequena quantia em dinheiro ao fazer compras locais.

Eleições no Japão – nacionais

Nas eleições nacionais da câmara baixa, há duas cédulas. Em um, você escreve sua preferência pela pessoa que representará seu distrito. Por outro lado, você escreve sua preferência partidária para a representação proporcional.  

Nas eleições para a câmara alta, também há duas cédulas de papel. Em um, você escreve o nome do candidato de sua preferência para o distrito. Por outro lado, você escreve sua preferência partidária ou o nome de um candidato individual.

Também é possível ser eleito para um cargo sem votação. Isso acontece nas eleições locais quando o número de candidatos é igual ao número de cargos. 

Contagem dos votos nas eleições no Japão 

A contagem de votos é feita manualmente e por máquinas.

A contagem é aberta ao público, sem inscrição prévia. As comissões eleitorais locais que fazem a contagem real normalmente têm uma descrição detalhada em seus sites descrevendo as etapas envolvidas e as várias técnicas usadas para evitar erros de contagem.

As recontagens no Japão são muito raras, mas não totalmente desconhecidos. Mas, como o Japão tem um sistema parlamentar em grande parte ao estilo britânico, com o primeiro-ministro escolhido pelos membros do partido que detém a maioria dos assentos na câmara baixa, uma mudança no resultado devido a uma recontagem inerentemente tem pouco impacto geral.


Leia também


Registro de voto

Além de nossa tecnologia “primitiva”, mas extremamente confiável, outra grande diferença do Japão é que não há registro de eleitores, embora haja registros de eleitores qualificados gerenciados por unidades do governo local.

Se você é um cidadão com 18 anos ou mais, está registrado para votar automaticamente, não é necessária nenhuma ação de sua parte. Um bilhete de admissão ao local de votação é enviado automaticamente para o endereço que você usou para o seu registro de residente (住民 票). As únicas exceções são as pessoas cujos direitos de voto foram temporariamente suspensos por condenações criminais.

O sistema eleitoral geral no Japão não está isento de problemas, incluindo baixo comparecimento aos eleitores e disparidades no peso de cada voto individual , dependendo da localização. Mas, com base em minha experiência como eleitor nos Estados Unidos, eu classificaria o sistema japonês como muito melhor por dar aos cidadãos a chance de votar, com a expectativa de que haverá uma contagem de votos honesta e oportuna.

A tecnologia no Japão para votar e contá-los pode ser retrô, mas, como se diz na computação, “Se não está quebrado, não conserte”. A introdução de novas tecnologias apenas para ter uma aparência atualizada geralmente leva ao caos.

Fonte: Japan Forward.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link