Mikan Gohan: existe mesmo essa comida japonesa?

Mikan Gohan é um prato que consiste, basicamente em arroz junto com Mikan.

Mikan é uma mexerica que não possui sementes e é comum no Japão. Entretanto, caso queira reproduzir o prato em outro lugar, é possível substituir pela mexerica pokan, porém, é preciso ter cuidado com as sementes.

Saiba mais sobre esse prato japonês e se ele realmente faz sucesso no país.

Existe mesmo o Mikan Gohan?

Onde quer que você viaje no Japão, certamente encontrará especialidades locais que são o orgulho de suas respectivas regiões. A cidade de Himeji, em Hyogo, por exemplo, é conhecida por torradas de amêndoa, enquanto Okinawa é conhecida por um tipo de onigiri. E na província de Wakayama, uma das principais regiões produtoras de mikan do país, você encontrará uma especialidade chamada Mikan Gohan.

Ou você vai? Essa é a pergunta que as pessoas estão fazendo depois que este tweet mostrando o prato incomum veio à tona.

Como mostra a foto acima, Mikan Gohan consiste simplesmente em arroz cozido com mikans inteiros descascados. É um mistério saber se é uma verdadeira especialidade local, já que certamente não é um prato comum na região, e de acordo com o usuário do Twitter @ zasan_zzr1400, que postou o tweet, a “refeição chocante” foi servida a eles quando comiam na casa de um conhecido.

Depois de fazer algumas pesquisas online, @ zasan_zzr1400 encontrou alguns sites que se referiam a Mikan Gohan como “alimento da alma Wakayama“. No entanto, muitas pessoas de Wakayama disseram que nunca tinham visto ou ouvido falar desse prato antes.

Alguns comentários diziam:

“Wakayama nasceu e foi criado aqui, mas eu nunca comi isso. É a primeira vez que ouço falar disso! ”

“Sou cidadão de Wakayama, mas não sei absolutamente nada sobre isso! E eu não acho que eu gostaria de comer também. ”

“Mikan e arroz são apreciados melhor separadamente.”

“Eu nasci em uma região produtora de mikan, mas nunca vi isso em toda a minha vida!”

“Já ouvi falar de frango com laranja, mas não de arroz com laranja.”

“Eu vi um programa de TV onde eles cozinhavam arroz com suco de mikan da marca Pom, então talvez isso tenha algo a ver com isso?”


Leia também


Mikan Gohan fará sucesso?

Embora cozinhar arroz com suco de mikan não seja incomum no Japão – algumas escolas até servem para os alunos no almoço – colocar mikans inteiros no arroz é uma outra história.

Embora os produtores de mikan provavelmente não tenham nenhuma reclamação sobre a popularização do prato, com tantas pessoas surpresas ao ouvir sobre Mikan Gohan, parece que a refeição ainda tem um longo caminho a percorrer antes que possa ser marcada como uma especialidade local ou para ser considerada como uma comida da região.

Embora possa não ser um alimento regional famoso ainda, o prato fez as pessoas falarem sobre mikans e os verem sob uma luz totalmente nova, o que nunca é uma coisa ruim. E já vimos mikans surgindo em lugares incomuns antes, como nas banheiras de água quente das capivaras, então, quem sabe – talvez este prato pegue e se torne realmente uma especialidade Wakayama famosa no futuro!

Fonte: Sora News.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link