Superstição japonesa: nunca durma com a cabeça apontando para o norte

Uma intrigante superstição japonesa indica como as pessoas devem dormir. Você pode dormir na posição que lhe for mais confortável. Entretanto, o indicado é que sua cabeça jamais esteja virada para o norte.

Como o povo japonês é muito supersticioso, essa regra costuma a ser seguida por muitas pessoas. Na verdade, ela faz parte da cultura do país muito mais do que você possa imaginar.

Conheça aqui os motivos que levam os japoneses a orientarem para qual lado a cabeça de alguém deve estar enquanto dorme e o que pode acontecer se você dormir com a cabeça virada para o norte.

Já parou para pensar para qual lugar sua cama está orientada?!

Superstição japonesa de como se deve dormir

Os costumes funerários budistas japoneses tradicionais posicionam o corpo de forma que a cabeça do falecido aponte para o norte. O norte não é apenas a direção que os espíritos viajam na vida após a morte, mas também a direção em que Buda colocou sua cabeça em seu leito de morte.

Portanto, imitar a posição dos cadáveres dormindo com a cabeça (ainda viva) apontando para o norte pode dar as boas-vindas à morte em sua casa ou invocar o azar. Existe até um termo para a superstição – kita mukura, literalmente “travesseiro norte”.

É semelhante ao tabu de enfiar os pauzinhos na vertical no arroz. Isso se origina da tigela de arroz com pauzinhos chamados makura meshi, colocados ao lado do corpo durante um funeral. Por este mesmo motivo, é tabu usar um quimono com o lado direito sobreposto ao esquerdo. Apenas cadáveres usam seus quimonos da direita para a esquerda, então se você for uma pessoa viva, certifique-se de usar um quimono da esquerda para a direita!

Esperamos que você tenha um verão feliz e assombrado no Japão, cheio de arrepios e sustos (se for o seu lugar). Suponha que você queira tentar provocar os espíritos, assobiar e pendurar suas roupas à noite. Por favor, note que não somos responsáveis ​​se você fugir.


Leia também


A superstição japonesa e o cotidiano no país

Como dito anteriormente, o japoneses possuem muitas superstições. Como a de como se deve comer com os hashi e também a aversão ao número 4 por ser considerado um número que refere-se a morte.

Entre uma dessas superstições estão as com os tatames, por exemplo.

Os tapetes tatami são pisos tradicionais encontrados nas casas japonesas. Eles são feitos com junco macio e materiais como palha de arroz ou lascas de madeira comprimidas.

As bordas são normalmente debruadas com tecidos decorativos, e algumas famílias colocam seu brasão de família nas bordas. Conseqüentemente, pisar nas bordas de pano é como pisar em seus pais. Pior, é como pisar em seus ancestrais, que nós já estabelecemos, gostam de ficar por perto e ficam com raiva rapidamente.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link