5 atitudes de japoneses que podem ser consideradas ofensas para os brasileiros

Algumas atitudes de japoneses podem ser consideradas extremamente ofensivas para os brasileiros.

Isso acontece porque se tratam de culturas diferentes. Não se trata de dizer que um é melhor do que o outro, mas que se trata somente de diferenças e que podem atiçar a curiosidades de algumas pessoas.

Recentemente publicamos atitudes de brasileiros que podem ser consideradas como ofensas no Japão, não deixe de conferir para conhecer ainda mais das diferenças das culturas.

Assim, conheça aqui algumas dessas atitudes e não deixe de comentar se essas atitudes podem realmente ser consideradas ofensas para brasileiros.

As atitudes de japoneses que podem ser ofensas no Brasil

1. Sugar caldos e sopas

Os japoneses comem muito lámen no seu dia a dia. E uma das principais características desse prato é o seu denso e gorduroso caldo.

Entretanto, um dos costumes é sugar esse caldo fazendo muito barulho. Isso ajudaria a não queimar os lábios e também é um traço cultural do país. Porém, já imaginou isso acontecendo em um jantar no Brasil?

Poderia causar muito espanto para aqueles que não sabem desse costume.

2. Não olhar nos olhos de alguém em uma conversa

Os japoneses não costumam a conversar com as outras pessoas olhando em seus olhos. Diferente do que acontece com os brasileiros que entendem que olhar nos olhos é um sinal de uma conversa franca e verdadeira.

Entretanto, como esse costume de conversar olhando nos olhos é uma prática ocidental bem popularizada, alguns japoneses já possuem esse hábito ou entendem que ele é comum.

3. Dormir em qualquer lugar

A rotina dos japoneses é muito puxada. Alguns deles não dormem 4 horas por noite. Isso faz com que qualquer momento parado possa ser uma oportunidade para tirar um cochilo.

Assim, não estranhe se for ao Japão e ver alguém dormindo na estação de trem ou até mesmo em pé. Obviamente que alguns deles podem até mesmo cair em você.


Leia também


4. Não dar gorjetas

Os japoneses não possuem o costume de dar gorjetas por algum serviço recebido. Dessa maneira, se um japonês estiver em um restaurante ou receber algum serviço em que é costume isso acontecer, provavelmente, ele acabará não dando nenhuma contribuição para quem o serviu.

Os japoneses consideram que dar gorjeta é o mesmo que dizer que um serviço precisa ser melhorado. Por conta disso, o melhor é se sentir contente em não receber gorjetas de um japonês.

5. Não escovar os dentes pela manhã

Esse é um hábito que nem todos os japoneses possuem, mas ele está enraizado para muitos deles.

Os japoneses não escovam os dentes pela manhã, o que faz com que cheguem no trabalho com bafo matinal, o que pode ser desagradável para as pessoas que estão ao redor e que precisem se comunicar com eles.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link