Criança japonesa ensina a resolver um difícil problema de matemática com um desenho

Uma criança japonesa vai te surpreender. Com esse simples desenho ela conseguiu resolver um problema de matemática que muitas pessoas demorariam horas para conseguir encontrar a solução.

Veja aqui como ela conseguiu pensar nesse método.

A criança japonesa e o problema de matemática

Existem muitas diferenças entre o Japão e o mundo ocidental, e uma das diferenças é como as crianças aprendem a multiplicar números.

No Japão, o método é mais visual e envolve muito mais contagem do que multiplicação direta, o que significa que, uma vez que as crianças sabem contar, não há limite para o número de números com vários dígitos que podem multiplicar.

Aqui para nos mostrar como isso é feito está um aluno do primeiro ano do ensino fundamental , que recentemente surpreendeu sua mãe ao dar a ela a resposta correta para problemas de multiplicação de dois dígitos como 14 vezes 14, uma e outra vez.

Sua mãe, que atende pelo apelido de @shiorinenglish no Twitter, pediu ao filho que mostrasse como ele faz isso, então ele pegou um lápis e papel e mostrou o seguinte:

Como você pode ver, a resposta para 14 x 14 é 196. Como você também pode ver, a maneira como ele chegou a essa resposta é um mistério desconcertante .

Depois de estudá-lo por um tempo, porém, você pode ver a lógica por trás dele e, na verdade, é uma abordagem inteligente para um problema difícil.

Os números que estão sendo multiplicados são divididos primeiro em duas partes, portanto, neste caso, em vez de ver o problema como 14 x 14, você o verá como 10 e 4 x 10 e 4 . Em seguida, você multiplica cada um desses números, o que significa: 10 x 10, 10 x 4, 4 x 10 e 4 x 4. Então, tudo o que resta a fazer é somar as respostas, o que resulta em 196.

Outra maneira de ver isso é:

14 × 14
= (10 + 4) × (10 + 4)
= 10 × 10 + 4 × 10 + 4 × 10 + 4 × 4
= 100 + 40 + 40 + 16
= 196

Clique aqui para ver o post da mãe e a imagem completa.

Mapear o problema visualmente com um diagrama como o acima mostra que você nem mesmo precisa saber como multiplicar para obter a resposta, pois os blocos que esse filho desenhou significam uma soma de blocos menores.

Somando os quatro blocos acima (100 + 40 + 40 + 16), você obtém 196, e é exatamente isso que este filho inteligente ilustrou na foto compartilhada por sua orgulhosa mãe no Twitter.

Alguns usuários do Twitter compararam o método de multiplicação do menino ao ensinado em  Numberblocks , uma série de TV infantil britânica animada em CGI que também compartilha clipes em seu canal oficial no YouTube.


Leia também


Esse método realmente abre nossos olhos para uma maneira totalmente nova de pensar, e a maneira como essa criança divide os problemas difíceis em partes menores e mais administráveis é uma abordagem que podemos aplicar a todos os tipos de problemas gerais da vida.

Então, obrigado, matemático, por mais uma vez nos dar todas as respostas para o universo. Agora, só precisamos envolver nossas cabeças em torno desses problemas aritmético e seu modo de resolução. 

Fonte: Sora News.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link