A história do Sr. Sunao Tsuboi: sobrevivente da bomba de Hiroshima que lutou pelo fim da energia nuclear

O Sr. Sunao Tsuboi era um professor no dia em que a bomba nuclear atingiu a cidade de Hiroshima. Depois de ver os destroços da guerra e conseguir sobreviver, teve uma vida dedicada à luta contra a energia nuclear.

Ele deixou o mundo aos 96 anos. Conheça aqui um pouco mais de sua história.

O Sr. Sunao Tsuboi e a bomba de Hiroshima

Aos 20 anos, o professor Tsuboi foi exposto à bomba enquanto se dirigia para a escola a 1,2 km do hipocentro. Esse foi um momento da história em que uma em cada duas pessoas morreu.

Ele foi surpreendido pela explosão e sofreu queimaduras graves da cabeça às costas com raios de calor.

Naquela época, ele escreveu “Tsuboi vai morrer aqui” na superfície da estrada e ficou inconsciente.

O professor Tsuboi falou sobre suas próprias experiências não apenas no Japão, mas também nos Estados Unidos, China, França, onde os testes nucleares foram conduzidos, Índia e outras partes do mundo, e apelou pela abolição das armas nucleares.

Como seus companheiros sobreviventes da bomba atômica morreram um após o outro, ele finalmente se tornou o líder do movimento e, em 2004, ele se tornou o presidente da Associação da Bomba Atômica da Prefeitura de Hiroshima.

Carregando os pensamentos daqueles que faleceram antes, ele continuou suas atividades pelo resto de sua vida.

Ele foi resgatado por sua mãe após o bombardeio, mas ficou inconsciente por 40 dias. Depois de acordar, a diarreia e o sangramento gengival continuaram. Além disso, o seu corpo queimado foi picado por um verme e sofreu fortes dores.

Não conseguiu nem andar por um ano. De acordo com o que o mesmo dizia, ele era “um humano que pensava profundamente sobre a morte”.

Quando se recuperou conheceu Suzuko, que se tornaria a sua esposa. Ele conheceu Suzuko na casa dos vinte anos e logo jurou seu futuro, mas dizem que as pessoas ao seu redor, que não eram sobreviventes da bomba atômica, se opuseram fortemente ao casamento.

Naquela época, havia muitas histórias de que os sobreviventes da bomba atômica que pareciam ter recuperado a saúde morreram repentinamente.

Ela se opôs a não saber o que aconteceria no futuro, mesmo se ela se casasse com os sobreviventes da bomba atômica.

Depois de uma vida de luta contra a energia nuclear, faleceu no ano de 2021. A causa da morte do Dr. Tsuboi foi uma arritmia causada pela anemia, que vinha sofrendo por muitos anos após o bombardeio.


Leia também


O Sr. Sunao Tsuboi e a luta contra a energia nuclear

O Sr. Sunao Tsuboi, que foi presidente da Associação das Vítimas da Bomba Atômica da Prefeitura de Hiroshima (Associação das Vítimas da Bomba Atômica da Prefeitura de Hiroshima), relatou os danos das bombas atômicas em casa e no exterior como representante dos sobreviventes da bomba atômica, ele apelou para a abolição das armas nucleares.

Chegou até mesmo a se reunir com o ex-presidente dos EUA, Obama.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link