Ho, Ho, Hotei: o Papai Noel japonês

Na mitologia japonesa, Hotei é um dos shichifukujin, ou Sete Deuses da Sorte, que, além de Ebisu (o patrono dos pescadores), vem do Budismo Mahayana através das religiões chinesa e indiana e é conhecido como o Papai Noel japonês.

No entanto, como as verdadeiras origens de São Nicolau, Hotei pode ter sido baseado em uma pessoa real – um monge chinês chamado Budai que morreu em 916 d.C. e foi mais tarde reverenciado no budismo.

Como o Papai Noel, Hotei é retratado como grande, redondo e alegre. Em chinês, ele é conhecido como o “Buda risonho”. Então, sempre que você vir um Buda grande e sorridente exibindo sua barriga gorda, provavelmente é Hotei.

Em Kanji (escrita japonesa), seu nome significa até “saco de pano”. Hotei é frequentemente retratado vagando com um saco e uivando de tanto rir. Ele também é popular entre as crianças, representado na arte gritando de alegria sempre que está por perto. Portanto, não é difícil ver as semelhanças com o Papai Noel.

O que tem no saco do Papai Noel japonês?

Enquanto o saco do Papai Noel está cheio de brinquedos e presentes, o saco de Hotei é um pouco mais misterioso. Dependendo da lenda em que você acredita, ela contém qualquer coisa, desde roupas modestas a uma planta de arroz e todas as desgraças coletadas do mundo.

Pode representar seu papel como um monge errante, contendo as poucas posses que um pobre vagabundo teria. Ainda assim, algumas lendas dizem que Hotei trouxe fortuna e alegria para todos que encontrou graças à sua bolsa mágica.

O Papai Noel japonês e as crianças

Hotei fica mais feliz quando está rodeado de crianças. É uma característica que conecta de forma mais forte Hotei e o Pai Natal. No entanto, existem pequenas diferenças em suas filosofias.

Enquanto o Papai Noel fica feliz em oferecer presentes para velhos e jovens, Hotei parece praticamente miserável quando retratado com pessoas mais velhas, especialmente quando mostrado com seus companheiros Deuses da Sorte. Talvez Hotei não seja fã de visitar sua casa nas férias.

Além disso, enquanto a barriga do Papai Noel se deve a muitas guloseimas de Natal, alguns budistas no Japão acreditam que a grande barriga de Hotei é graças a sua imensa alma transbordando de amor pela humanidade. No Japão, pensava-se que a alma descansava o estômago.

Hotei também não deixa de receber algo em troca das crianças. Embora existam várias imagens de Hotei carregando crianças abnegadamente através dos rios ou deixando-as subir em sua barriga, há obras em que ele permite que as crianças retribuam o favor.


Leia também


Hotei também é um pouco mais difícil de alcançar. Enquanto as crianças só precisam escrever uma carta ao Papai Noel para conseguir o que querem, é preciso reunir-se com um grupo na véspera de Ano Novo para receber uma bênção de Hotei, de acordo com Reiko Chiba em seu livro “Os Sete Deuses da Sorte do Japão”.

Porém, Hotei só concederá o desejo se várias pessoas solicitarem o mesmo. Por esse motivo, a maioria das pessoas mantém a simplicidade e pede algo que possa ser compartilhado pelas pessoas presentes.

Como alternativa, as pessoas anti-sociais podem colocar uma imagem dele e dos outros sete deuses da sorte debaixo do seu travesseiro e torcer para que seu primeiro sonho seja feliz e algo que Hotei provavelmente conceda.

Claro, simplesmente conceder o desejo ocasional é apenas o começo dos poderes de Hotei. Por exemplo, o Papai Noel usa vestes vermelhas para fins comemorativos, mas as vestes de Hotei o protegem contra doenças e ataques demoníacos.

Além disso, ele costuma ser retratado carregando um oogi, um leque associado à aristocracia japonesa. No Japão antigo, proprietários de terras ricos costumavam usar o oogi para indicar que o pedido de um servo seria atendido. Este costume parece ter influenciado o mito Hotei, e dizem que ele faz os problemas das pessoas desaparecerem com um único aceno de seu leque.

As crianças no Japão podem ficar tranquilas sabendo que não uma, mas duas o seres mágicos estão olhando para eles. Portanto, neste Natal, esperemos e aspiremos que todos estejam sorridentes e alegres como o velho São Nicolau e o Buda Risonho.

Fonte: Gaijinpot.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link