Kadomatsu: a tradicional decoração japonesa de ano novo para dar sorte

Kadomatsu é uma decoração japonesa tradicional no final de ano. Ela é feita com bambu, muito apreciado em todo o Japão.

Acredita-se que esses bambus deixarão a divindade Shinto Toshigami-sama entrar em casa. Dessa maneira, Toshigami-sama chega a cada família para trazer felicidade no Dia de Ano Novo.

No entanto, a divindade só visita quando é convidada. As decorações kadomatsu assumem o papel de um sinal na entrada para dar as boas-vindas à divindade.

Os tipos de Kadomatsu para a decoração japonesa de ano novo

Embora ele seja de bambu, ainda é preciso ter outros elementos.

Pinheiro

A palavra “kadomatsu” na língua japonesa inclui o caractere kanji para pinheiro (“matsu”), portanto, o pinho é a principal planta usada na decoração. Desde os tempos antigos, o pinheiro teve um significado especial para os japoneses: eles acreditam que a árvore é um lugar onde vivem os espíritos das divindades. Embora o bambu pareça importante, o pinheiro é fundamental para a decoração.

Bambu

O bambu é o mais significativo na decoração. O bambu começou a ser associado ao kadomatsu durante o período da sociedade samurai. Diz-se que as pessoas acreditavam que o bambu era adequado para desejar que os problemas da vida passassem, porque ele sempre cresce direto para o céu.

Flores de ameixa e couve florida

Flores de ameixa e couve florida são frequentemente usadas como adornos, ambos com significados afortunados. Como as flores de ameixa desabrocham no início do ano, durante o período relativamente frio, a flor é considerada uma planta forte e durável. A couve florida em camadas em suas folhas é interpretada como um acréscimo de fortuna cada vez maior.

Quando usar o kadomatsu?

O sagrado kadomatsu tem duas regras sobre quando você deve implementá-los e removê-los. Você deve evitar implementá-los em 29 e 31 de dezembro. O dia 29 é considerado um dia de azar por causa de sua pronúncia (“fique firme e sofra” em japonês).

A preparação para o dia 31 chama-se “Ichiya Kazari”, que significa decoração de uma noite. É considerado indelicado porque mostra que você se apressou no processo e o fez no último minuto.

O tempo para retirá-los varia um pouco dependendo da área, mas mantenha-o como decoração até 7 de janeiro. Acredita-se que Toshigami-sama fique em sua casa até 7 de janeiro, então será desrespeitoso retirá-lo antes disso.


Leia também:


A produção do Kadomatsu para a decoração japonesa de ano novo

Os enfeites de bambu e pinho Kadomatsu para o Ano Novo são vistos em uma oficina na empresa de jardinagem Chinjuen Co. na cidade de Ibaraki, na província de Osaka.

Nesta foto recente, as remessas tinham acabado de atingir o seu pico. Oito artesãos colocam três pedaços de bambu amarrados com corda na vertical e os decoram com galhos de pinheiro e ameixa, junto com couve roxa e nandina. Os artesãos consideram o equilíbrio de cada kadomatsu enquanto fazem as exibições tradicionais.

Cerca de 570 conjuntos serão fabricados e despachados para todo o território nacional, com tamanhos variados para atender às necessidades dos clientes. Hiroki Kitamoto, 42, o gerente da empresa, disse: “Devido ao efeito do coronavírus, não será o Ano Novo normal, mas esperamos que os clientes pelo menos aproveitem o ambiente”.

Fontes: Mainichi.JP e Kokoro Media.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link