Kumihimo: o antigo traçado japonês usados e amados até os dias hoje

Kumihimo são cordões trançados intrincados e altamente funcionais do Japão. Eles podem ser vistos em muitas roupas antigas. Mas, hoje em dia, eles também fazem muito sucesso.

E o motivo para continuarem em uso vai muito além de sua beleza. Eles são também resistentes e funcionais. Conheça aqui mais sobre eles.

Kumihimo e sua história no Japão

Muitos tipos diferentes de cabos desempenham um papel em uma ampla gama de áreas de nossas vidas. Nós os usamos para amarrar objetos volumosos para transporte, para ajustar o tamanho da cintura de nossas calças, ou como alças para segurar bolsas. Além daqueles usados ​​como itens de uso diário, há também belos cordões que foram transmitidos como artesanato tradicional até os dias atuais. Esses cabos são chamados de “Kumihimo”.

Kumihimo é um tipo de cabo tradicional japonês. Os cordões são criados pegando vários feixes com dezenas de fios cada, enrolando-os em bobinas e, a seguir, trançando os feixes juntos em um arranjo diagonal cruzado. Os cordões têm uma longa história: sua origem no Japão é dita por volta de 700 d. C. , vindo do continente chinês e da península coreana junto com o budismo.

Quando o Kumihimo veio pela primeira vez ao Japão, eles eram usados ​​para decorar itens e pergaminhos budistas. No entanto, devido às suas características de serem elásticos e de ter muitos fios de diferentes cores e tons trançados para dar uma bela aparência, Kumihimo gradualmente começou a aparecer em mais lugares.

Eles passaram a ser usados ​​em uma ampla gama de áreas, incluindo decorações para espadas de samurai, como obi-shime para segurar as faixas de quimono no lugar, ou como ornamentos para trabalhos em cerâmica.

Em uma era chamada de período dos Reinos Combatentes por volta de 1500, Toyotomi Hideyoshi (um guerreiro particularmente famoso no Japão) encorajou a produção de obras de arte, e isso em parte resultou nas pessoas começando a criar Kumihimo como sua profissão. Desta forma, a cultura Kumihimo foi se enraizando no Japão aos poucos.

O kumihimo hoje

Os Kumihimo japoneses são usados ​​em uma ampla variedade de áreas, como para amarrar bolsas ou para decorar espadas e armaduras.

Os kumihimo japoneses também são populares entre os turistas estrangeiros.

Eles possuem uma longa história, e você ainda pode encontrar lojas em cidades japonesas que os fabricam e vendem nos dias de hoje. Além disso, existem muitos tipos diferentes desses traçados.

Eles são usados ​​em uma ampla variedade de áreas e para muitos fins diferentes como artesanato tradicional japonês. Recentemente, também estão sendo incorporados à moda de ponta, devido ao seu belo visual e alta funcionalidade.

Além disso, esses traçados continuam a evoluir nos dias de hoje enquanto consegue fusões habilidosas com culturas fora do Japão. Por exemplo, alguns acessórios como enfeites de cabelo e pulseiras usam Kumihimo reais como decoração, mas também existem itens altamente funcionais, como alças de celular que incorporam os cordões. Além do mais, em 2001, uma famosa marca esportiva chegou a usá-lo como cadarço.

Fonte: Web Japan.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link