Máquina japonesa mede calorias de alimentos com precisão e ajuda nas dietas

Uma máquina japonesa está ajudando muitas pessoas a terem uma dieta mais equilibrada sem extrapolar nas calorias.

Afinal de contas, hoje em dia, precisamos estar atentos à nossa alimentação diária e garantir uma nutrição balanceada e ingestão calórica adequada para viver uma vida saudável.

No Japão, já é possível encontrar instrumentos de medição que podem detectar instantaneamente quantas calorias estão nos alimentos que consumimos diariamente. Esses são instrumentos que são usados ​​predominantemente por fabricantes de alimentos e institutos de pesquisa, mas que agora qualquer um pode ter em casa.

Basta colocar os ingredientes na máquina japonesa para obter uma medição. Saiba mais sobre essa máquina a seguir.

A máquina japonesa para contagem de calorias de uma refeição

Embora as calorias sejam listadas em alimentos processados na tabela nutricional, as famílias comuns têm dificuldade em verificar as calorias e os elementos nutricionais de cada refeição. Afinal, essas refeições possuem muitos ingredientes sem uma tabela nutricional.

Em hospitais, especialistas, como nutricionistas registrados, fornecem refeições para pacientes internados com as quantidades apropriadas de calorias e nutrientes calculados por tipo de alimento, conforme estipulado pelas autoridades japonesas. No entanto, isso não é algo que é fácil de fazer para pessoas comuns que não têm experiência.

Diante disso, o primeiro “dispositivo para medir calorias de alimentos” do mundo foi desenvolvido no Japão em 2004, permitindo a qualquer pessoa medir facilmente as calorias em refeições servidas na mesa de jantar. Assim, se você colocar os ingredientes no dispositivo em forma de caixa que se assemelha a um forno de micro-ondas, poderá dizer instantaneamente o número de calorias e os valores dos três principais nutrientes (ou seja, proteínas, gorduras e carboidratos).

O dispositivo foi desenvolvido em conjunto pelo Centro de Tecnologia Industrial da Prefeitura de Aomori e um fabricante de conjuntos de lentes com sede em Aomori. mAs, hoje em dia já há de outras marcas, como da Panasonic.


Leia também


Como funciona essa máquina japonesa?

Sua característica é que ele usa raios “próximos ao infravermelho” que são invisíveis ao olho humano para fazer as medições.

Assim, quando os raios atingem a comida, o número de calorias e a quantidade dos três principais nutrientes são exibidos automaticamente.

O dispositivo lê quanto os raios infravermelhos próximos são absorvidos pela comida e calcula automaticamente as calorias a partir do grau de absorção (ou seja, o grau em que os raios são absorvidos).

A medição ocorre em no máximo 5 minutos.

O aparelho também pode medir o peso do alimento ao mesmo tempo, permitindo que ele exiba um valor preciso que corresponde ao peso do alimento que está bem na sua frente; isso significa que você não precisa ajustar o valor numérico exibido pelo peso do alimento.

Infelizmente, parece que o preço relativamente alto do dispositivo evitou em grande parte qualquer propagação em sua popularidade entre as famílias comuns. E a razão de ser vendido por um preço tão alto é porque os componentes que criam os raios infravermelhos próximos são caros.

Fonte: Web-Japan.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link