Por que as lojas e restaurantes japoneses têm cortinas na porta?

As cortinas das lojas costumam ser penduradas nas entradas de lojas e restaurantes japoneses. Mas a sua função não é somente estética.

Veja aqui qual é o papel dessas cortinas e sua origem.

O que são essas cortinas nas lojas e restaurantes japoneses?

Você deve ter notado cortinas parecidas com bandeiras penduradas em frente a lojas ou restaurantes japoneses. Elas são chamadas de  Noren em Japonês. A palavra é escrita com dois kanji (sinogramas) que significam “cortina quente”. 

Originalmente, as pessoas usavam o noren para manter seu ambiente aquecido no inverno e para fornecer sombra do sol no verão.

Com o tempo, essas cortinas passaram a ser utilizadas na entrada das lojas, tornando-se uma espécie de “bandeira” para elas. O nome da loja ou o que ela está vendendo geralmente está escrito nela.

Essas cortinas japonesas também podem ser usadas em casas para separar cômodos e também para proteger das poeiras e de outras sujeiras. Entretanto, na frente de um local é costume ser para comércios.

Lojas sushi e a sujeira nas cortinas dos restaurantes japoneses

Durante o período Edo (1603-1868), dizia-se que o noren nas lojas de sushi significava a qualidade do sushi.

Quanto mais sujo, mais autêntico! Na época, o sushi era um fast food, geralmente servido em pequenas barracas de rua. As pessoas ficavam de pé e comiam rapidamente, depois limpavam os dedos na cortina ao sair depois de comer, porque as toalhas molhadas ainda não eram o traje.

Um noren sujo era um sinal de que a loja tinha muitos clientes e, consequentemente, era provavelmente um bom lugar para comer. Não se preocupe: hoje as pessoas não limpam mais os dedos no noren!


Leia também:


Diferentes variedades de Noren

Os Noren costumam ser selecionados de acordo com a imagem e o interior de uma loja. Ou até mesmo com o ambiente de casa.

Mesmo que o noren desempenhe o papel de letreiros ou bandeiras em lojas no Japão, ele também é usado para decorar interiores.

Além disso, o Noren também pode ser usado como divisórias, por exemplo, entre a cozinha e a sala de estar.

Dessa maneira, essas cortinas japonesas são um bom exemplo de como os japoneses podem transformar algo prático em algo não apenas informativo, mas também decorativo.

Eles também são pendurados na entrada da frente de uma loja para indicar que o estabelecimento está aberto para negócios e são sempre retirados no final do dia útil.

Os designs refletem a cultura local e os padrões populares podem variar dependendo da área que você está visitando. Eles aprendem em todos os tipos de materiais, núcleos e designs, e são ótimos souvenirs ou presentes de uma viagem ao Japão.

Dessa maneira, se estiver precisando das uma nova decoração para o seu estabelecimento ou até mesmo para um cômodo de sua casa, não deixe de pensar nessas lindas cortinas japonesas. Basta apenas usar a criatividade.