Tonjiru: a sopa japonesa de porco para fazer com os legumes da geladeira

Muitos no Japão especularam sobre as origens do tonjiru, também conhecido como butajiru, uma sopa japonesa de missô à base de porco com vegetais de inverno.

Alguns acreditam que se originou do kenchinjiru, uma sopa vegana popular entre os budistas zen que é semelhante ao tonjiru, mas sem os produtos de origem animal.

Outros pensam que é baseado em um prato conhecido como botan nabe (panela quente de javali), e ainda outra teoria postula que a palavra “tonjiru” vem de “tonpeijiru”, uma sopa comida pelo tondenhei, ou “tonpei”, soldados agrícolas que colonizaram e defendeu Hokkaido durante a Era Meiji (1868-1912).

Alguns acreditam que o tonjiru é baseado em um arroz com curry feito pela Marinha Imperial Japonesa, exceto que eles o transformaram em uma sopa de missô, e alguns dizem que pode ser simplesmente uma versão de porco de satsumajiru, uma sopa de Kyushu que usa carne de porco, frango ou outras carnes.

Por conta dessa sua variedade de procedências, não existem muitas regras para fazer tonjiru, exceto, é claro, que contém carne de porco.

Alguns também podem considerar o daikon e raiz de bardana essenciais. Além disso, a grande questão é que se pode utilizar os vegetais que se tem a mão.

Conheça aqui uma das possibilidades dessa receita.

Receita da sopa japonesa tonjiru

Ingredientes

  • 150 gramas de barriga de porco em fatias finas
  • 100 gramas daikon
  • 1/4 de cenoura
  • 1/2 raiz de bardana (gobo)
  • 1/2 cebola
  • 2 batatas médias
  • 1 cebola verde grande ou alho-poró
  • 1 colher de sopa de óleo de gergelim
  • 4 colheres de sopa de missô
  • 1 colher de chá de shirodashi (opcional)

Corte a carne de porco em pedaços pequenos.

Descasque o daikon e corte em quartos. Corte com cerca de cinco milímetros de largura.

Descasque a cenoura e corte em rodelas.

Esfregue a casca externa da raiz de bardana com uma escova de legumes. Corte-o em pedaços finos e diagonais.

Descasque as batatas e corte-as em pedaços. Descasque a cebola e corte em rodelas. Corte a cebola verde ou o alho-poró em pedaços de três centímetros de comprimento.

Em seguida, corte um pouco da parte verde em fatias finas e reserve para enfeitar quando terminar.

Aqueça uma panela em fogo médio com o óleo de gergelim. Adicione a cebola e frite até ficar translúcida. Adicione os outros vegetais (exceto a cebola verde fatiada reservada) e frite rapidamente até que os vegetais estejam revestidos com óleo. Adicione a carne de porco à frigideira e frite por mais alguns minutos.

Adicione água suficiente para cobrir os vegetais, cerca de 600 a 700 mililitros. Leve para ferver e depois abaixe para ferver. Cozinhe até que os vegetais estejam macios.

Retire um pouco do caldo e, em uma tigela pequena ou concha, dissolva o missô. Adicione isso de volta à panela.

Prove e adicione shirodashi se achar que a sopa precisa de mais umami e sal. Sirva com as cebolinhas verdes reservadas às rodelas ou o alho-poró por cima.

Fonte: Japan Times.

123