A importância das saudações japonesas antes e depois de comer: itadakimasu e gochisosama

As saudações japonesas são fundamentais para a cultura do país. Elas são utilizadas em diversas situaões como ao chegar em casa, ao sair, ao entrar em uma sala entre tantas outras.

E também existem as saudações que são voltadas para o momento de comer. Dessa maneira, dificilmente você encontrará um japonês que não fale as expressões itadakimasu antes de comer e gochisosama ao terminar a refeição.

Neste artigo te mostraremos um pouco sobre a importância delas e como elas também contam muitos sobre os costumes e a cultura japonesa.

As saudações japonesas e a comida

Antes das refeições, os japoneses juntam as mãos na frente do peito e dizem “ itadakimasu ”. Depois de terminar, eles realizam o mesmo gesto e dizem “ gochisosama ”. Essas saudações fazem parte do dia a dia.

Os japoneses seguram suas mãos dessa forma  para mostrar respeito e para colocar seus pensamentos e sentimentos em forma. Eles usam o mesmo gesto ao orar para um kami ou ancestral. No entanto, algumas pessoas não dão as mãos e apenas dizem os cumprimentos durante uma refeição. 

Vamos dar uma olhada no significado que cada saudação transmite.

O que significa “Itadakimasu”?

“Itadakimasu” é a forma educada de “ itadaku ”, que é uma palavra que indica modéstia para pegar e comer. Sua origem vem do caractere kanji japonês 頂, que significa “topo da cabeça”. Refere-se à posição do corpo (ajoelhar-se, cabeça baixa, braços estendidos para cima) ao receber algo de uma pessoa de nível superior. 

Dizer “itadakimasu” mostra gratidão pela refeição. Primeiro, porque “itadaku” também é conhecido como “Muito obrigado por desistir de sua vida por mim para viver minha vida”. Em segundo lugar, também mostra agradecimento a quem preparou a refeição.


Leia também:


O que significa “Gochisosama”?

“Gochisosama” é escrito nos caracteres kanji japoneses como 御 馳 走 様. “ Chiso ” implica o ato de correr. Vem de tempos anteriores à invenção da geladeira, quando as pessoas precisavam obter ingredientes de muitos lugares para preparar uma refeição. 

A parte “ ir ” adiciona formalidade à palavra e é usada para mais respeito. “ Gochiso ” significa então uma refeição festiva e luxuosa. “ Sama ” é um sufixo respeitoso, geralmente adicionado após o nome de uma pessoa. Adicionar “sama” aqui mostra respeito e agradecimento à (s) pessoa (s) que prepararam a refeição.

Todas as partes juntas formam a palavra “gochisosama”, que pode ser entendida como “Muito obrigado por colocar tanto esforço nesta refeição deliciosa”. Assim, o termo significa muito mais do que simplesmente dizer que está satisfeito. É uma maneira de agradecer a refeição tanto a quem preparou como também a Deus por ter ela. 

Enquanto estiver no Japão, não hesite em usar essas palavras! Este pequeno esforço deixará seus anfitriões muito felizes. Mesmo que você seja um estrangeiro, mas demonstre a vontade de fazer as saudações, já será um louvável gesto de respeito. 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link