No Japão, os dias de verão podem ficar bem quentes e só uma bebida japonesa consegue conter o calor: o ramune.
Seria comum ver pessoas suando baldes ao passar pelas ondas de calor que irradiam das calçadas de concreto. É aquela época do ano em que o maior número de pessoas está nas ruas bebendo bebidas geladas. Além das atividades regulares do dia a dia, as bebidas geladas também são a companhia perfeita para os festivais do Japão, que ocorrem principalmente no verão.
O Japão é bem conhecido pela enorme quantidade de festivais que ocorrem durante todo o ano. No entanto, a época mais popular para a realização de matsuri (festival) é durante o verão. Nesse período, os festivais ficam lotados de gente se divertindo, comendo e bebendo. E, com certeza, terá alguém bebendo um ramune. Veja aqui o que é essa bebida que ajuda a combater o calor no Japão.
A bebida japonesa para combater o calor
Ramune é uma bebida que existe há décadas. Sua fórmula é um refrigerante clássico com gás, mas o que o torna único é o formato da garrafa de vidro que é selada com tampo de mármore.
À primeira vista, seria fácil não pegar um ramune devido ao formato intimidador da garrafa. No entanto, é bastante fácil de usar uma vez que se tenha descoberto a técnica adequada. Abrir uma garrafa de ramune é fácil.
Para abrir a garrafa, deve-se primeiro empurrar a bolinha para baixo. Isso seria confuso porque alguém poderia supor instantaneamente que isso impediria a saída da bebida. Isso, porém, não é o caso. As pessoas ficariam agradavelmente surpresas ao descobrir que a bolinha realmente se encaixa dentro do gargalo da garrafa e permanece nessa posição enquanto a bebida é consumida.
O verdadeiro desafio ao abrir a garrafa de ramune é abrir sem o líquido da garrafa vazar pela tampa. Outro desafio inicial que se pode encontrar é que a bolinha, enquanto aninhada no gargalo da garrafa, às vezes pode bloquear o fluxo do líquido se for bebido em um determinado ângulo.
O sabor original do Ramune é limão. No entanto, desde a sua criação já foram lançados mais de três dezenas de sabores no mercado. Tipos conservadores podem encontrar alegria em saborear um sabor frutado básico, mas aqueles que gostam de viver no limite certamente gostariam de fazer uma lista das seleções de sabores mais bizarras.
Leia também:
- Mc Donald’s Japão lança McShake Ramune, bebida famosa no país;
- Os melhores snacks doce do Japão que já deveriam ser vendidos no Brasil;
- Veja como fazer o famoso jiggly cheesecake japonês [bolo nuvem].
Os sabores mais importantes de Ramune são aqueles dentro da categoria frutada. Esses sabores foram baseados nas frutas mais populares do Japão, como Banana, Mirtilo, Cereja, Coco, Uva, Maçã Verde, Chá Verde, Kiwi, Limonada, Lichia, Manga, Melão, Muscat, Laranja, Pêssego, Abacaxi, Ameixa, Pomelo, Framboesa , Morango, Yuzu e Melancia. A julgar pela longa lista, muitas das variedades com sabor de Ramune estão fortemente concentradas na variedade frutada.
Outra categoria para sabores ramune seria sabores não frutados que não se enquadram na categoria incomum. Exemplos de tais são chicletes, doces, champanhe, chocolate, cola, ginseng e baunilha. Embora esses sabores não sejam os sabores frutados usuais, eles ainda são considerados bebidas normais que qualquer um pode desfrutar facilmente.
Uma pequena variedade de sabores de ramune certamente intrigaria qualquer um. Esses sabores são nomeados após substantivos e descritores aleatórios não relacionados a alimentos, como Blue Hawaii, Bubble, Disco Dance, Flaming, Mystery, Root Beer, Sour e Sweet.