Saiba porque o mochi – bolinho de arroz – causa mortes no começo do ano no Japão

O começo do ano no Japão sempre é marcado por acidentes domésticos envolvendo o bolinho de arroz mochi. No começo de 2022 já matou 4 pessoas, veja aqui os motivos para ele ser tão terrível assim.

O começo do ano no Japão e as comidas

O bolo de arroz mochi socado é um dos pratos mais consumidos no Japão durante o Ano Novo. Você pode encontrar mochi em vários pratos osechi tradicionalmente consumidos durante o período. E bolinho é muito saboroso e pode ser tanto doce como salgado. 

 Cada refeição tem um significado auspicioso para o próximo ano: feijão preto kuromame brilhante representa proteção contra espíritos malignos, e a cor dourada de kuri-kinton, ou purê de castanhas, é dito que convida a boa sorte com dinheiro. 

Assim, o mochi protagoniza a sopa de bolo de arroz ozoni, que costumava ser o prato principal dos osechi e o mais sortudo de todos. Você também pode encontrar mochi no tradicional bolo kagami-mochi, que tem duas esferas redondas de mochi cobertas com uma tangerina.


Leia também:


O começo do ano no Japão e o lado sombrio do mochi

Apesar de sua reputação como um item de Ano Novo e um presságio de boa sorte no próximo ano, há um lado sombrio no mochiTodos os anos há iniciativas de conscientização espalhadas para garantir que as pessoas saibam que devem cortar seu mochi em pedaços pequenos e mastigar bem antes de engoli-lo. Isso foi particularmente preocupante este ano, pois a pandemia do COVID-19 continua a preencher leitos em hospitais e a diminuir a probabilidade de pessoas com outras emergências médicas serem atendidas de maneira imediata.

Infelizmente, o mesmo aconteceu em janeiro de 2022. O Corpo de Bombeiros de Tóquio relatou 19 internações hospitalares de indivíduos com idades entre 38 e 100 anos, quatro das quais terminaram em morte até o final do período de férias do Ano Novo em 3 de janeiro. As vítimas mulheres que morreram tinham 80 anos.

À medida que as pessoas envelhecem e seus músculos enfraquecem, pode ser difícil engolir o mochi e, uma vez que incha até a metade da garganta, pode bloquear as vias aéreas e resultar em asfixia. É por isso que é vital cortar o mochi em pedaços pequenos e gerenciáveis ​​e mastigar bem antes de engolir. Após as notícias, os comentaristas on-line pediram às pessoas que pelo menos não comam mochi sem outra pessoa por perto para ajudar em caso de emergência.

No caso de alguém próximo a você estar engasgando com mochi, o conselho recomendado é apoiar o peito e virá-lo enquanto bate nas costas na esperança de soltar o mochi e derrubá-lo da garganta. Certifique-se de ficar seguro no ano novo, não importa o que você esteja comendo, e fique de olho nos parentes mais velhos em particular.

Fonte: Sora News.

Receba GRÁTIS notícias do Japão