A maquiagem japonesa é sempre vista como a maquiagem de gueixa e do teatro kabuki. Esses são dois visuais de maquiagem tradicionais japoneses mais conhecidos. Entretanto, as mulheres japonesas fora dessas ocupações artísticas, no entanto, também usavam maquiagem para realçar suas feições.
A maquiagem japonesa e as mulheres
As mulheres japonesas muitas vezes podem parecer etéreas com sua pele pálida e cabelos escuros contrastantes. Embora sua pele já seja naturalmente clara, as mulheres japonesas muitas vezes tentam fazer sua pele parecer ainda mais pálida com o uso de cosméticos – tradicionalmente, isso era conseguido com farinha de arroz.
Este não é o mesmo “rosto branco” visto em atores de teatro Kabuki, que usam óleos e ceras para mascarar seus rostos. Farinha de arroz e outros pós faciais derivados de gotas de pássaros são usados há séculos, juntamente com outros acessórios de maquiagem que lentamente chegaram a outras nações, incluindo a América.
Papel mata-borrão e esfoliantes faciais feitos de feijão vermelho moído são outras inovações que mantêm as mulheres japonesas bonitas.
A mulher japonesa moderna média usa cosméticos como as mulheres de todo o mundo. Uma pele pálida ainda é valorizada, então esta é uma área que difere de países onde um bronzeado é considerado saudável.
Tradicionalmente, o teatro Gueixa e Kabuki pode fornecer um vislumbre de como era a maquiagem tradicional japonesa.
Leia também:
- Funcionários de estação de trem no Japão se curvam para quem vai embora;
- O soldado japonês que salvou americano depois de EUA ter seu país;
- Idosa no Japão presa por hackear caixa automático de mercado.
A Gueixa e a maquiagem japonesa
As mulheres que foram ou são Gueixas desfrutam de um processo longo e elaborado para criar esse visual tradicional. Este não é um visual que você pode criar em 10 minutos. Requer grande habilidade e perfeição para aplicar a maquiagem Gueixa corretamente.
As marcas registradas da maquiagem Gueixa incluem:
- Um rosto branco e fosco.
- Sobrancelhas grossas, dramáticas e pretas.
- Toques de vermelho ao redor dos olhos.
- lábios vermelhos.
A gueixa consegue um rosto tão pálido com a ajuda de óleos cerosos e pasta. Enquanto a maioria das mulheres ouve conselhos para misturar bem a maquiagem, a Gueixa deixa propositalmente uma pequena área ao redor da linha do cabelo exposta, bem como duas formas em V na nuca (esta é considerada uma área altamente desejável na cultura). Dependendo de sua idade, uma gueixa irá apenas colorir a parte inferior central do lábio ou pintará toda a boca. Lábios cheios e exuberantes não são o objetivo de um visual de gueixa bem-sucedido.
Enquanto uma nova gueixa usa essa maquiagem demorada no começo, à medida que envelhece, ela gradualmente adota uma aparência mais natural com menos maquiagem.
Kabuki e a maquiagem japonesa
Quem já viu um ator de teatro Kabuki reconhecerá instantaneamente esse visual de maquiagem tradicional, que possui algumas semelhanças com a maquiagem de gueixa, como o rosto pálido e a cor vermelha ao redor dos olhos. A “máscara” Kabuki não é a mesma para todos os atores, pois os componentes individuais identificam cada um de acordo com sua idade, gênero ou status social. A aplicação da maquiagem Kabuki pode levar várias horas. As cores mais proeminentes na maquiagem Kabuki são vermelho, rosa e azul, junto com o fundo branco e os dramáticos detalhes em preto. Cada cor representa algo diferente:
- Vermelho: Raiva ou paixão
- Rosa: Juventude
- Azul escuro: Tristeza
- Azul claro: paz
- Preto: medo
Enquanto as mulheres geralmente concentram cosméticos ao redor dos olhos, bochechas e lábios, os atores de Kabuki usam todo o rosto como uma tela de pintura.
Fonte: Make up. Love to Know.