Guerra do Japão contra a Rússia: como os japoneses saíram vitoriosos

A Guerra do Japão contra a Rússia é conhecida como a guerra Russo-Japonesa e foi um dos marcos da primeira metade do século XX.

Entretanto, o que ninguém esperava é que um país tão pequeno como o Japão conseguisse derrotar a Rússia que já tinha um longo histórico de vitórias pela Europa.

Entretanto, para chegar à vitória, precisamos entender mais como foi o processo para chegar até a eclosão da guerra. Mas, esse é somente um pouco da história, que possui muitos outros detalhes.

Antes da guerra do Japão contra a Rússia

Ambos os países foram forçados por despotismos nacionalistas a entrar e passar por uma revolução industrial. A Rússia há muito era expansiva; oJapão também tornou-se assim.

Em 1895 o Japão ganhou uma guerra contra a China, surpreendendo o mundo. A Rússia ficou alarmada: também tinha interesses na China.

Em 1896, a Rússia liderou uma Intervenção Tríplice – uma demanda, apoiada pela França e pela Alemanha, para que o Japão entregasse seus ganhos territoriais, notadamente a Península de Liaodong com seu porto premiado, Port Arthur (atual Lushunkou). O Japão, sem aliados e militarmente fraco, cedeu, fervendo.

Assim, o palco estava montado para a Guerra Russo-Japonesa.

A guerra do Japão contra a Rússia

A guerra  estourou em 1904. Talvez não precisasse. Geopolítica à parte, Japão e Rússia poderiam ter sido amigos. Muitos japoneses e russos foram.

Hoje em dia, a Guerra Russo-Japonesa é somente uma nota de rodapé histórica. Entretanto, ela foi o despontar do Japão para o mundo enquanto uma potência militar. O poder e os recursos militares do Japão não chegavam nem a um dedinho da Rússia, e os russos estavam em plena expansão territorial pela Ásia Central até o Afeganistão.

O Japão não via com bons olhos esse avanço russo pelo Oriente. Assim, somente uma geurra poderaia assegurar a Coreia e ainda conquistar Port Arthur.

Dessa maneira, fevereiro de 1904 a Marinha Imperial Japonesa fez um ataque surpresa aos russos que estavam em Port Arthur.

A Rússia surpreendeu-se com o ataque. Todos achavam que o Japão nunca atacaria uma potência europeia que tinha quase o dobro de soldados e a sexta marinha de guerra mais poderosa do mundo.

O Japão conseguiu vitória em várias batalhas, principalmente as que eram no mar. O que levou à Rússia a render-se. Vale destacar que essa vitória do Japão se deu principalmente pelas vitórias no mar. Somava-se a isso o clima de tensão social pela qual a Rússia passava, e que seria fundamental para a eclosão da Revolução Russa de 1917 e suas tentativas antecessoras.


Leia também:


A Guerra do Japão contra a Rússia e o tratado de Portsmouth

Esse tratado marca o fim da Guerra e também o momento em que a Rússia abre mão do território da Manchúria, o que fez com que o Japão pudesse invadir o país e explorá-lo por décadas.

Da mesma maneira como o que viria a acontecer com a dominação do Japão na Coreia.

Fontes: Japan Times e Wikimedia.