Muitos sul coreanos odeiam o Japão. E a palavra ódio nesse caso não é um exagero, muito não gostam do país mesmo e fazem manifestações contra dos japoneses.
Isso remonta a conflitos do século XIX e que atravessaram praticamente todo o século XX. Apresentamos aqui um pouco dessa história, sem a missão de contar todos os detalhes, mas apenas para que você tome um pouco mais de contato com essa triste realidade na Ásia.
Sul coreanos odeiam o Japão?
No início do mês de agosto de 2015, um homem na Coreia do Sul ateou fogo em si mesmo como forma de conscientizar mais sobre os abusos de direitos humanos cometidos pelo Japão na Coreia.
Esse foi um dos de protesto que destaca as tensões de longa data entre os dois países. Muitos na Coreia do Sul afirmam que o Japão não está fazendo o suficiente para reconhecer e se desculpar por atos flagrantes realizados pelos militares japoneses na Segunda Guerra Mundial.
Antes disso, porém, o Japão dominava essencialmente a Coreia, começando no final do século 19.
Vale a pena notar que, nessa época, o Japão realmente lançou as bases para trazer a Coréia para a era moderna. Porém essa modernização foi acompanhada de uma série de violências contra os coreanos. Muitos deles eram escravizados e, posteriormente, muitos foram forçados a irem para as trincheiras durante a II Guerra Mundial para lutarem pelo Japão.
Assim, a Coreia tornou-se uma colônia japonesa de 1910 a 1945 e, durante a Segunda Guerra Mundial, houve alguns crimes horríveis cometidos contra sul-coreanos, principalmente mulheres.
Os militares japoneses forçaram mulheres coreanas e chinesas à escravidão sexual para trabalhar em bordéis frequentados por soldados japoneses. Essas eram chamadas de “mulheres de conforto” e eram frequentemente sequestradas, forçadas a trabalhar e sofreram ferimentos traumáticos até o fim da guerra.
Um dos pontos mais complicados de todos esses abusos é que foi somente na década de 1990, que os líderes japoneses realmente começaram a reconhecer este capítulo na história. Até hoje, ainda é um tema controverso na sociedade japonesa e há um movimento crescente na política japonesa que está ficando cansado de se desculpar por esses atos.
Leia também:
- Idosa no Japão presa por hackear caixa automático de mercado;
- Mestiços no Japão: do preconceito à relativa aceitação;
- OVNIs no Japão estariam presentes desde o século 17.
Alguns sul coreanos odeiam o Japão e as tensões continuam
Além disso, há disputas territoriais que aumentaram a tensão. Ambos os países reivindicaram uma série de ilhas, ricas em reservas de pesca e depósitos de gás natural. O Japão se refere ao corpo de água como o Mar do Japão, enquanto a Coréia prefere chamá-lo de Mar do Leste. A questão diplomática está essencialmente paralisada.
Os relatórios indicam que no centro dessas tensões está um ressentimento geral em relação ao Japão sempre saindo por cima. Mesmo em 2015, as consequências do colonialismo na mente das pessoas ainda pesam muito na Coreia.
Além disso, ainda há a dificuldade para muitos sul coreanos receberem indenizações por todos os abusos que sofreram no Japão.
Fontes: Seeker, Wikimedia e Japan Times.