Não cruze as pernas ao sentar no Japão! Veja os modos corretos e rudes no país

Cruzar as pernas ao se sentar no Japão não é uma atitude tão comum como em outros países. Entre amigos e pessoas de mesma hierarquia social isso pode acontecer sem problemas.

Mas, por exemplo, em uma reunião formal de negócios, você pode passar uma péssima visão para os japoneses. Fazendo com que eles até mesmo desconfiem de você.

Assim, conheça mais sobre como se deve sentar no Japão para ser respeitoso e ao mesmo tempo passar uma boa impressão em situações formais.

No Japão, cruzar as pernas em situações formais ou de negócios é considerado rude porque faz você parecer que tem uma atitude ou que é importante.

Não cruze as pernas ao sentar no Japão!

No Japão, sentar com as costas retas e as pernas juntas com uma mão em cada joelho é ensinado desde a infância. Esta postura diz: ‘Estou humildemente ouvindo sua conversa’. Muitas vezes, as mulheres são orientadas a sentarem dessa maneira, mas com as mãos cruzadas no colo.

Não parece que cruzar as pernas seja considerado rude na maioria dos outros países. Em vez disso, parece que cruzar as pernas significa que você está relaxado e confiante e gostando da maneira como as coisas estão progredindo.

Então, por que é rude no Japão?

Porque o Japão historicamente é um país de tatami, o piso de palha, sentado na posição ajoelhada era a forma oficial de sentar. Por causa da frase “se você apontar os pés para alguém, eles não vão conseguir dormir”, era considerado falta de educação mostrar os pés para a outra parte.

Assim, no Japão, se você estiver em um ambiente formal ou de negócios, observe sua postura das pessoas que estão sentadas antes de cometer uma grande gafe.

E por via das dúvidas, sempre se recorde de que no Japão, espera-se que você se sente ereto com os dois pés no chão e nunca cruze o tornozelo sobre o joelho.


Leia também:


Não cruzar as pernas ao sentar no Japão dentro do metrô

Ao cruzar as pernas ao se sentar no banco do trem ou do metrô você está atrapalhando as pessoas que podem se sentar ao seu lado. Dessa maneira, sempre que andar de transporte público no Japão é fundamental tentar não atrapalhar o espaço alheio.

Essa é uma das regras da sociedade japonesa em quaisquer circunstâncias. Assim, se tiver a oportunidade de ir ao país, tenha muito cuidado de onde irá cruzar as pernas. Por mais que possa ser uma posição confortável para você, pode incomodar as outras pessoas e você passará a ser visto como alguém rude.

Da mesma maneira, também é importante não ocupar um outro assento do  transporte público com suas coisas, como uma mochila ou sacola. Por mais que o vagão do metrô ou do trem estejam vazios, isso soará como rude e será visto como um ato de individualismo.