O mistério da pirâmide no Japão no fundo do mar de 10 mil anos!

Sim, existe uma pirâmide no Japão. Mas, não pense que poderá avistá-la com facilidade como no Egito e no México. Essa pirâmide está no fundo do mar e os pesquisadores acreditam que ela tenha mais de 10 mil anos de idade.

Entretanto, como ela foi para lá? Ou, seria a pergunta mais correta, como o mar a encobriu?

A pirâmide no Japão no fundo do mar e sua descoberta

Um dos maiores mistérios do Japão é a origem e a natureza das estruturas de pedra subaquáticas situadas debaixo d’água na Ilha Yonaguni.

Elas foram descobertas somente no ano de 1987. Na ocasião, um mergulhador local estava explorando a costa das ilhas Ryukyu, no sul do Japão, e, de repente, tropeçou em uma descoberta surpreendente. 

Ele estava há vinte e cinco metros abaixo da superfície, quando avistou uma série de degraus quase perfeitamente esculpidos com bordas retas. 

Hoje em dia, esse incrível monumento é conhecido hoje como Monumento Yonaguni. Trata-se de uma enorme construção de 50 m de comprimento por 20 m de largura e é um dos locais subaquáticos mais incomuns do mundo.

Por conta de sua imensidão e também por ter ficado desconhecida por tanto tempo, a região foi apelidado de “Atlântida do Japão”.

Além disso, acredita-se que o monumento retangular empilhado em forma de pirâmide tenha mais de 10.000 anos. Alguns pensam que é tudo o que resta de uma civilização do Pacífico há muito perdida.

Sobre suas origens, não há muitas certezas. Mas, possivelmente, foi construída pelo povo pré-histórico Jomon do Japão que habitava essas ilhas já em 12.000 a. C.

Entretanto, alguns estudiosos dizem que o local se assemelha a formações naturais em outras partes do mundo com bordas distintamente definidas e superfícies planas, como a Calçada dos Gigantes da Irlanda do Norte , cujas milhares de colunas de basalto interligadas foram formadas por uma erupção vulcânica há milhões de anos.


Leia também:


A pirâmide no Japão seria uma construção humana?

De acordo com a BBC, apesar das passagens estreitas de Yonaguni, entradas em arco e ângulos aparentemente paralelos de 90 graus, acredita-se que as formações incomuns sejam naturais e não feitas pelo homem – principalmente porque a estrutura está ligada a uma massa rochosa maior. As camadas bem definidas do local também provavelmente se formaram gradualmente devido à posição do local em uma área propensa a terremotos.

Parte do motivo para declarar o Monumento Yonaguni como tendo sido feito pelo ser humano deve-se, ao seu próprio material. Os arenitos tendem a quebrar ao longo de planos e fazer essas bordas muito retas, particularmente em uma área com muitas falhas e atividade tectônica. Como é o caso de todo o território japonês.

Embora a história de origem mítica do monumento possa ser falsa, provavelmente continuará a fascinar os sortudos o suficiente para mergulhar e conhecer mais ao se aproximar desse fenômeno geológico único.

Fonte: BBC e Grunge.