Afinal de contas, pode-se usar shorts no Japão?
Às vezes, em um dia quente de verão no país, você olha ao redor e vê a maioria das pessoas vestindo calças compridas, especialmente os homens. Qual é a explicação por trás disso?
É rude usar shorts no Japão?
Não há problema em usar shorts no Japão. Embora possa ser um pouco incomum entre os homens japoneses, especialmente nos dias de trabalho, os shorts não estão fora dos limites de forma alguma. E são muito comuns entre os turistas no verão.
E não, não é rude usar shorts no Japão. Embora não seja rude usar shorts no Japão, você pode se destacar um pouco por isso. Dependendo de onde você for, você também pode se destacar por outras roupas casuais, como calças de moletom, tops soltos e assim por diante.
Você pode notar que o Japão está relativamente na moda, especialmente em Tóquio. Muitas pessoas usam roupas elegantes e se esforçam para ter uma boa aparência. Portanto, alguns shorts de basquete podem parecer desleixados ou fora de lugar nesse contexto.
Mas não é rude nem nada. Apenas se destaca um pouco. E como vou enfatizar várias vezes neste post, você provavelmente se destacará de qualquer maneira como estrangeiro. Então não se preocupe com isso.
Mais algumas coisas a considerar:
- Se você está no Japão a negócios, obviamente isso muda as coisas. Você vai querer parecer profissional para uma reunião de negócios.
- É possível que restaurantes sofisticados tenham códigos de vestimenta que não permitam shorts. Mas isso não é diferente de qualquer outro país. Então é só usar o bom senso.
Leia também:
- Funcionários de estação de trem no Japão se curvam para quem vai embora;
- O soldado japonês que salvou americano depois de EUA ter seu país;
- Idosa no Japão presa por hackear caixa automático de mercado.
Shorts no Japão e os templos
Usar shorts em templos japoneses é completamente aceitável. Templos e santuários não têm códigos de vestimenta formais. Contanto que você não seja descaradamente desrespeitoso, suas roupas não serão um problema.
Você verá até mesmo japoneses às vezes usando shorts nos templos. Portanto, não é uma coisa de “turista sem noção” a se fazer ou algo assim.
Uma questão a considerar, no entanto: Muitos templos estão em áreas arborizadas. Então, dependendo da estação, você pode querer usar calças compridas apenas para evitar picadas de mosquito e afins. Ou você pode tomar um repelente de insetos.
Quais meses são quentes o suficiente para shorts no Japão?
Os meses mais quentes no Japão são julho e agosto, então é quando você realmente vai querer usar shorts. Mas, no geral, o Japão tem meses de verão semelhantes à maioria dos outros países do hemisfério norte.
Para Tóquio, geralmente há bom tempo para shorts durante grande parte de abril a outubro. As máximas diárias médias para esses meses são de pelo menos 19° C ou mais.
Em algumas áreas como Hokkaido, é um pouco mais frio. Em Sapporo, por exemplo, o verão não é tão longo, com o clima de shorts talvez se estendendo apenas entre maio e setembro.
Fonte: Escape to Asia.