Por que o Japão é tão rico?

Afinal, por que Japão é tão rico? Foi possível perceber a riqueza do país nas Olimpíadas de 2020 – ocorridas em 2021 – e também em tantas outras características de lá. Por exemplo, número de pessoas desabrigadas é muito baixo, da mesma maneira que moradias semelhantes às favelas não são tão comuns como no Brasil.

Essa riqueza do país é recente. Pois, como se sabe, o Japão perdeu a II Guerra Mundial e teve duas de suas cidades destruídas por bombas nucleares: Hiroshima e Nagasaki.

Ou seja, no final da década de 1940 o Japão era um país devastado, com muitas casas destruídas e pessoas passando fome. Como foi possível esse cenário mudar?

Conheça aqui um pouco do chamado milagre japonês e como o país se tornou uma potência mundial.

Como o Japão é tão rico depois de ter perdido a II Guerra Mundial?

O Japão é a terceira maior economia do mundo depois dos EUA e da China e é o quarto maior mercado de exportação depois dos EUA, China e Alemanha. O Japão tem laços econômicos estreitos com os Estados Unidos, União Europeia, América Latina, Austrália, China e muitos outros.

Além disso, o país está entre os mais avançados do mundo em todos os aspectos, e a capital Tóquio é considerada a maior economia urbana do planeta, maior ainda que as economias de Nova York e Londres.

O fato mais marcante sobre a economia do Japão é que a extraordinária prosperidade foi alcançada nas condições de uma quase total ausência de minerais.

O país desenvolveu uma das economias mais poderosas do mundo baseada inteiramente em matérias-primas importadas. E isso não é tudo.

Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão era um país pobre com uma série de problemas econômicos e sociais, além de um dos maiores devedores do Banco Mundial. Entretanto, a ocupação americana no país ajudou aos japoneses a terem mais verbas e também a conseguirem empréstimos com juros mais baixos.

Pessoas e políticos foram unânimes de que algo fundamental precisava mudar para dar fim à pobreza, e essa era a única oportunidade para o Japão ter um futuro brilhante e promissor.


Leia também:


E assim aconteceu.

O Japão adotou um caminho totalmente novo de desenvolvimento com a clara missão de reviver a sofrida economia japonesa. Após cerca de 40 a 50 anos de grandes esforços, a Terra do Sol Nascente tornou-se uma das novas superpotências mundiais.
De um dos maiores países devedores, o Japão se tornou um dos maiores credores do mundo.

Somou-se a isso o fortalecimento da cultura japonesa no quesito de trabalhar para ajudar o país. Assim, os japoneses se dedicaram em seus trabalhos para que a economia do país voltasse a crescer.

Além disso, nesse meio tempo, também há o crescimento de grandes empresas japonesas que presavam pela qualidade de seus produtos, como a Toyota, que ficou mundialmente conhecida por venderem carros de alta qualidade.

O incrível progresso do país nas últimas décadas ficou conhecido como o “Milagre Econômico Japonês”. E, por um conunto de fatores e de esforços, o Japão é tão rico hoje.