Santuário no Japão nomeia gato como seu sacerdote-chefe

O Santuário no Japão localizado na zona rural resolveu homenagear um gato de uma maneira inusitada: ele se tornou um sacerdote. Como se não bastasse ser sacerdote, ele é um sacerdote chefe!

O gato e o santuário no Japão

No Japão, o dia 22 de fevereiro é conhecido como o dia do gato, devido ao fato de que “ni”, o número dois em japonês, aparece na palavra “nyan” (“miau”), fazendo com que a data 22-2 soe como “nyan, nyan, nyan”.

Este ano, com a data sendo 22-2-22, ou “nyan, nyan, nyan, nyan, nyan”, o dia do gato ficou conhecido como “Super dia do gato”, ampliando ainda mais as comemorações anuais e tornando tudo possível para a comunidade felina.

Em uma cidade rural, tornou-se a data perfeita para anunciar um novo sacerdote do santuário – um gato chamado Nitama.

Se o nome soa familiar, é porque Nitama é o famoso gato chefe da estação na Estação Kishi, na província de Wakayama. Nitama – sim, o “ni” no nome significa “dois” – é o sucessor de Tama, o gato chefe da estação original, que infelizmente faleceu em 2015.

Tama era tão amada pelos passageiros e pela empresa operadora da estação, a Wakayama Electric Railway, que 3.000 pessoas compareceram ao tradicional serviço memorial que foi realizado para ela. A empresa até montou um pequeno santuário dedicado ao gato, que teria desempenhado um papel importante na regeneração da Wakayama Electric Railway, devido ao número de visitantes que atraiu.

Devido à sua conexão de longa data com gatos, a Wakayama Electric e seu presidente amante de gatos, Mitsunobu Kojima, decidiram celebrar seus amados felinos no Super dia do gato, nomeando oficialmente Nitama como o sacerdote-chefe do Santuário Tama.


Leia também:


A nomeação de Nitama como sacerdote-chefe do santuário no Japão

Todos os grandes meios de comunicação estiveram no local para capturar o momento em que Nitama assumiu o cargo de Sacerdote Chefe, com o gato vestido com o mesmo traje normalmente usado por sacerdotes humanos em ocasiões formais.

Kojima apresentou o gato ao santuário e declarou: “Nitama vai trabalhar duro como Sacerdote do Tama”, acrescentando um “nyao” (“miau”) no final para fazer parecer que ele está falando em nome do gato.

Após a cerimônia, Kojima continuou a atuar como representante humano de Nitama, revelando um quadro oficial detalhando a história do santuário e criando goshuin, tiras de papel especiais carimbadas com selos que são tradicionalmente entregues aos visitantes de santuários xintoístas em troca de uma pequena taxa de cerca de 300 ienes (cerca de R$ 12,00).

Kojima diz que espera que a nova nomeação de Nitama ajude a trazer a paz e “iluminar o mundo que foi escurecido pelo coronavírus”.

A julgar pelos sorrisos de todos os visitantes e jornalistas na cerimônia oficial, parece que os caminhos sacerdotais de Nitama já estão tornando o mundo um lugar mais brilhante, espalhando alegria pelo país a partir desta estação rural.

Fonte: Sora News.