Murakami é conhecida como a cidade do salmão no Japão. Todos os anos, na cidade, milhares de salmões são capturados nos rios locais para serem secos, salgados e pendurados por toda a cidade. Isso cria uma atmosfera surreal – que às vezes é até um pouco assustadora!
Kikkawa, uma loja antiga na cidade do salmão no Japão
Kikkawa, uma loja histórica de salmão no meio da cidade, tem a maior coleção, com centenas penduradas em vários estados de fermentação durante todo o ano.
Cada salmão é salgado à mão – um processo exaustivo e meticuloso para os trabalhadores, mas vale a pena pelo incrível produto final. Eles são então pendurados até que estejam completamente secos, o que leva de alguns meses a um ano. Uma vez prontos para o consumo, eles são retirados, fatiados à mão e vendidos.
Kikkawa também funciona como um museu, apresentando informações, passeios e testes de sabor gratuitos! Existem cerca de uma dúzia de sabores diferentes, incluindo salmão salgado padrão, salmão miso e salmão com molho de soja. Se você gosta do que prova, pode comprar um conjunto por cerca de 1000 ienes, com algumas opções mais baratas disponíveis.
100 maneiras de comer salmão no Japão
Diz-se que o povo de Murakami conhece 100 maneiras de saborear o salmão.
Um dos mais exclusivos é a tradição local de saquê-bitashi. Sake-bitashi nasceu da cultura gourmet inovadora da área combinada com o desejo profundo de Niigata pelo bom saquê. É fácil tentar você mesmo!
Primeiro, compre alguns pedaços de salmão seco em qualquer loja especializada em Murakami. Em seguida, pegue um pouco de saquê local e despeje em um copo pequeno. Por fim, mergulhe umpedaço de salmão seco no saquê até amolecer e divirta-se! Sake-bitashi aumenta os sabores naturais de umami do salmão e torna cada peça espremedora. Você também pode saborear o saquê e apreciar seu sabor em evolução!
Museu do salmão no Japão
O Museu do Salmão Murakami, conhecido como Iyoboya Kaikan, mostra a vida fascinante desses peixes únicos e como eles se cruzam com a história da região. A principal atração do museu é a janela de visualização de vidro que espreita diretamente nas profundezas do rio Miomote, onde o salmão pode ser visto nadando durante o outono e o inverno. Um pequeno aquário cheio de outras criaturas locais do rio também está próximo.
Leia também:
- Supermercado no Japão inova e oferece serviço de entrega de compras no metrô;
- Por que muitos sul coreanos odeiam o Japão?;
- OVNIs no Japão estariam presentes desde o século 17.
Como chegar na cidade do salmão no Japão
A Estação Murakami pode ser acessada de trem da cidade de Niigata. Existem várias linhas que seguem em direção à cidade, incluindo o trem direto Limited Express Inaho, que leva aproximadamente 45 minutos, e o trem Rakuraku, que leva uma hora. Murakami também pode ser alcançado através de linhas locais com uma mudança na cidade de Shibata, embora essas linhas possam ser bastante lentas.
Ao chegar à Estação Murakami, um centro turístico próximo oferece informações sobre ônibus e opções de aluguel de carros. A melhor maneira de se locomover é através do ônibus turístico local que circula pelas atrações da cidade. Cada passeio é uma taxa fixa de 100 ienes. A maioria das atrações de Murakami fica a uma curta distância, então, se o tempo permitir, caminhar também é uma maneira fantástica de apreciar os incríveis edifícios da era Edo e encontrar joias escondidas!
Fonte: All about Japan.