Coisas para saber antes de se mudar para o Japão!

Se você está pensando em se mudar para o Japão ou já está com tudo pronto para ir ao país, é importante ver algumas dicas que separamos para você.

Essas dicas são importantes para que você não acabe ofendendo ninguém. Afinal de contas, estamos falando de um país do outro lado do mundo e de uma cultura completamente diferente.

Antes de se mudar para o Japão, saiba que você sempre precisará andar com o seu cartão de residência

Após resolver as papeladas e burocracias para se mudar para o Japão, você irá receber um cartão de residência. Esse é um bem muito precioso que você precisa ter sempre bem guardado.

Afinal de contas, esse documento funciona como RG no Japão. É ele quem irá comprovar que você é um imigrante legal no país. E, saiba, ser um imigrante ilegal no Japão é algo extremamente perigoso.

Além disso, por lei é obrigatório que você tenha esse cartão o tempo todo com você. Essa é uma das coisas mais importantes para você ter com você todos os dias no Japão, por isso, já separe um bom lugar para você guardá-lo.


Leia também:


Ao se mudar para o Japão, lembre-se: etiqueta é tudo

O Japão possui uma série de regras. E não espere que alguém irá te explicar. Elas são regras de etiquetas e não ditas.

Dessa maneira, para não acabar cometendo uma gafe, sempre observe como os japoneses se comportam. Assim, algumas coisas fundamentais é sempre respeitar a autoridade.

Se você for trabalhar em uma empresa, também é costume só sair depois que seu chefe sair.

Respeito é uma chave fundamental para você se dar bem no país. E nunca se esqueça, sempre agradeça a tudo.

Há regras de como se comportar em um restaurante

Como algumas pessoas já sabem, dar gorjetas no Japão é algo extremamente rude. Se você estiver muito satisfeito com o serviço oferecido, dizer um muito obrigo já será mais do que o suficiente.

Além disso, se for para um restaurante em que existe rámen, não se preocupe se ouvir as pessoas sugando o caldo. Esse é um hábito comum no país. Diferente do que acontece nos países ocidentais, sugar o caldo é algo extremamente normal no Japão.

Ao se mudar para o Japão, use o transporte público, táxis não valem a pena

Não pense que é mais fácil sair do aeroporto no Japão e pegar um táxi. Se fizer isso, com certeza você já irá jogar fora uma boa parte de suas economias. Os táxis no país são extremamente caros. Vale muito mais a pena sempre andar de transporte público.

Além disso, o transporte do país é muito eficiente e pontual. Ou seja, é só se programar para que você sempre chegue pontualmente no lugar que precisar.

Ao se mudar para o Japão saiba que acidentes ambientais acontecem sempre

E, não se esqueça, sempre há algum tremor no Japão. Por conta disso, sempre preste atenção nas sinalizações para saber para onde deve ir caso algum acidente ambiental, como um terremoto ou um tufão acabe atingindo onde você está.