Beni-imo: a batata-roxa japonesa extremamente saudável e a mais saborosa que existe

A batata-roxa japonesa (beni-imo – 紅いも) é um dos legumes do país que é incrivelmente saboroso e ainda é matéria prima para fazer um dos melhores doces do país.

E, como se sabe, os doces japoneses (okashi – お菓子 lanches e doces japoneses) possuem embalagens marcantes e costumam a não ser excessivamente açucarados, além de terem sabores marcantes.

E um desses melhores okashi é feito com essa incrível batata doce. Além disso, o melhor de tudo, é que não é um doce caro!

A batata-roxa japonesa e o seu incrível doce

Durante o outono no Japão, é comum escutar pelas ruas anúncios de “yaaakiiiimoooo” (焼き芋 yakiimo é uma batata-doce assada). Esse é um alimento muito comum e apreciado pelos japoneses que nada mais é do que essa linda batata assada. Entretanto, esse não é o melhor alimento derivado dela.

A boa notícia também é que a beni-imo pode ser consumida durante todo o ano na ilha ao sul do Japão: Okinawa. Enquanto o restante do país precisa esperar o outono para finalmente poder apreciar o seu sabor,  a ilha consegue saboreá-la a todo o momento. Por isso, se for para o Japão em uma das estações que não o outono, entre inúmeros motivos, mais um para você somente para ir a Okinawa é essa incrível batata doce.

Mas, o que torna essa batata tão especial?

Antes de mais nada, oque se destaca é a sua cor. Afinal de contas, um roxo tão vivo desses é de chamar a atenção de qualquer um.

O outro motivo, com certeza, é o seu sabor. Além disso, é um alimento saudável, com ótimas propriedades nutricionais.


Leia também:


A batata-roxa japonesa é super saudável

Embora o beni-imo seja uma das comidas mais típicas de Okinawa, sua origem não é japonesa. Acredita-se que ela pode ter vindo da China ainda no século XVI.

Atualmente, beni imo é um dos alimentos de Okinawa conhecido por seus benefícios à saúde.

Afinal de contas, há um ótimo índice de fibras, além de fornecer muitas vitamina A e vitamina C.

Outro benefício desse vegetal é que ele ajuda a melhorar os níveis de açúcar no sangue e reduzir o risco de doença cardiovascular.

Além disso, ainda há outros estudos que estão em elaboração que alegam que essa batata-roxa possui propriedades anticancerígenas, antifúngicas e antibacterianas.

A batata-roxa japonesa e o seu incrível doce

Um dos melhores doces que você pode encontrar no Japão e que é bem tradicional do país, é a torta dessa batata-roxa. Certamente, quem já teve o prazer de experimentar essa simples torta, sempre que recorda dela, fica com vontade de comê-la novamente.

Além disso, pelas ruas de Okinawa é muito comum você encontrar lojas em que são feitas essas tortas a vista de todos. Há somente uma vitrine que separa do público.

A torta pode ser comprada em caixas, assim, quem visita a ilha de Okinawwa pode até mesmo trazer algumas para seus colegas.