Como prestar vestibular no Japão: os desafios para os jovens estrangeiros

Prestar vestibular no Japão pode ser o sonho de muitos jovens que estão no país. Entretanto, o sistema para ser aprovado é muito rigoroso, não a toa, muitos japoneses acabam até mesmo se matando por não conseguirem ser aprovados nas universidades do país.

Conheça aqui um Centro Multicultural de Tóquio se concentra em ajudar alunos não japoneses em idade de ensino médio e seus pais a se prepararem para o vestibular, um dos processos mais complicados do sistema escolar japonês.

Prestar vestibular no Japão e os desafios para os estrangeiros

Os desafios para se dar bem em uma escola japonesa começam muito antes do ensino médio, ainda mais para os estrangeiros. Muitos dizem que eles não serão bons o suficiente porque não possuem um bom conhecimento do japonês. Isso porque, nem todas as crianças no Japão precisam ir para a escola, somente se elas forem japonesas. Caso não sejam, podem ir para qualquer outra escola.

A imagem que muitas vezes vem à mente ao imaginar crianças não-japonesas indo para a escola no Japão é muitas vezes a de um corpo estudantil multicultural que frequenta escolas internacionais de elite e caras no coração de Tóquio. À medida que o número de não-japoneses no país aumentou, no entanto, mais e mais deles estão matriculando seus filhos no sistema de educação pública muito mais acessível.

Infelizmente, as escolas públicas japonesas geralmente não estão equipadas para atender às necessidades dos alunos que não falam bem japonês, nem o sistema é fácil de usar para os pais que não estão familiarizados com o funcionamento. Ou seja, nem mesmo os pais conseguem compreender quais são as necessidades que precisam atender da escola para que a educação dos seus filhos seja a melhor possível.

Foi diante desse cenário que foi fundado o Centro Multicultural de Tóquio. Ele oferece aconselhamento e aulas para crianças não japonesas cujas necessidades não estão sendo atendidas pelo sistema educacional do país.


Leia também:


O Centro Multicultural de Tóquio para prestar vestibular no Japão

Em princípio, as crianças em idade de ensino fundamental e médio são elegíveis para frequentar a escola e, teoricamente, recebem educação para aumentarem a sua capacidade de escrita e de compreensão do japonês.

Isso pode nem sempre funcionar na prática, pois nem todas as escolas públicas têm recursos para fornecer esse apoio.

Noriko Hazeki, a diretora do Centro, diz que, se o governo quiser que mais pessoas, principalmente trabalhadores, venham ao Japão, precisará financiar programas que ajudem as famílias desses trabalhadores a se adaptarem à vida no país.

Dessa maneira o Centro Multicultural de Tóquio concentra seus esforços com alunos do ensino médio ou que estão em fase de prestar vestibular. Eles possuem duas escolas gratuitas em tempo integral em Tóquio. Eles são direcionados a alunos mais velhos que não estão matriculados em uma escola japonesa porque vieram para o Japão depois de se formarem no ensino médio em seus países de origem. Assim, o centro tenta reforçar o que já aprenderam.

Fonte: Japan Times.