De samurai a idioma: veja como a cultura japonesa está presente em Star Wars

A cultura japonesa está presente em Star Wars mais do que você imagina.

Muitas pessoas estão ciente de que o incrível diretor de cinema japonês Akira Kurosawa eram muito apreciados por George Lucas – criador de Star Wars. Inclusive, muitos fãs das obras dos dois diretores já apontaram semelhanças entre alguns filmes deles.

Entretanto, para além dessa admiração de George Lucas por Kurosawa, há muito da cultura japonesa em Star Wars. Veja aqui alguns dos elementos que comprovam essa ligação.

A cultura japonesa está presente em Star Wars nas lutas de sabre de luz

Como se sabe, as armas dos jedis são os sabes de luz. Essa é uma arma que qualquer fã dos filmes gostaria de ter. Afinal de contas, ela é muito elegante e a maneira que os jedis a impunham deixa qualquer um querendo ser um deles.

Você pode não ter reparado ainda, mas o sabre de luz lembra a espada de um samurai, mas há mais influência aqui do que apenas aparência. Apesar da espada samurai não se encolher como uma espada jedi, elas possuem o formato semelhante. Afinal de contas, elas são espadas mais leves e que permitem um certo tipo de movimento. Diferente, por exemplo, das espadas da Idade Média na Europa que eram pesadas. 

Somado ao estilo de arma, o estilo de luta dos jedi é em grande parte derivado do kendo, a arte samurai da espada.

Entretanto, como se sabe, não é somente o kendo que influenciou a luta de Star Wars. A esgrima também teve sua importância desempenhando um papel na coreografia do sabre de luz nos três filmes originais.

Além disso, há até mesmo uma comprovação sobre essa influência da arte da espada japonesa. Ray Park, que interpretou Darth Maul em A Ameaça Fantasma, é um especialista em artes marciais de wushu e está acostumado a lutar com uma mão. No entanto, quando seu bastão duplo de sabre de luz é dividido em dois, ele se move para uma pegada com as duas mãos, que é a forma adequada para o kendo.


Leia também:


 A cultura japonesa está presente em Star Wars por meio da língua japonesa

Até a língua japonesa teve alguma influência na franquia Star Wars.

Por exemplo, se pensarmos na palavra “Jedi”. Ela não é japonês em si, mas muitos disseram que foi inspirado pela palavra jidaigeki, ou peça de época em japonês. 

Outra palavra que é japonesa é o nome do mestre de Luke, Obi-Wan Kenobi. Obi, é claro, significa faixa ou cinto, enquanto ken pode significar espada. Wan significa baía, mas isso pode ser um exagero. 

No entanto, o que não é exagero é dizer que Lucas foi realmente influenciado por alguns elementos da cultura japonesa.Por mais que haja japonês em Star Wars. Por exemplo, Yoda é um sobrenome comum em japonês.