Forte terremoto atinge Japão e gera alerta de tsunami em Fukushima e Miyagi

Um forte terremoto atingiu hoje o Japão o que levou ao temor de um tsunami em Fukushima e Miyagi. Veja aqui maiores informações e quais são as previsões dos meteorologistas japoneses.

Alerta de tsunami em Fukushima e Miyagi após terremoto

Um terremoto de magnitude 7,3 atingiu as prefeituras do nordeste de Miyagi e Fukushima na noite de quarta-feira (16/03/2022). Por conta disso, um alerta de tsunami foi lançado nas prefeituras.

De acordo com a agência metereológica do Japão acredita que podem haver até mesmo tsunamis de 1 metro em ambas prefeituras. Assim, as orientações são de que os moradores das duas regiões fiquem longe da costa marítima para evitarem serem feridos ou até mesmo mortos.

Qualquer um que estiver perto da área costeira deve procurar imediatamente um terreno mais alto para ficar em segurança.

De acordo com a Agência Meteorológica, o terremoto ocorreu às 23h36.

Além das possibilidades de haver um tsunami, também são aguardados temores secundários. Esses devem atingir tanto Fukushima, como Miyagi e também Yamagata.

Os resultados imediatos desse terremoto também culminaram em uma série de lojas e mercados que tiveram seus estabelecimentos danificados por conta de produtos que caíram, como também a ausência de energia.

A Tokyo Electric Power Company, que é a responsável pela usina de energia nuclear de Fukushima e que abastece parte do país, declarou que cerca de 2 milhões de casas estão sem energia elétrica. A empresa ainda disse que está verificando as as condições dos reatores de Fukushima, afinal de contas, há o constante receio de que possa haver mais um vazamento nuclear na usina.

Enquanto isso, as autoridades japonesas, como o primeiro ministro, Fumio Kishida, declararam que estão avaliando quais foram os danos causados pelo temor para encontrar as melhores saídas possíveis e para ajudar a população afetada. Por enquanto, não há informações de feridos e quais foram todos os danos para as regiões atingidas.


Leia também:


O terremoto causa medo e lembranças do tsunami em Fukushima

Certamente, qualquer aviso de tsunami no Japão traz tristes recordações dos acidentes de 2011. Em março daquele ano um terrível terremoto, seguido de um tsunami atingiu o país levando a inúmeros feridos e mortos. Até hoje pessoas permanecem desaparecidas. E tantas outras ainda tentam se recuperar dos traumas que sofreram naquele dia e nos dias subsequentes.

Somado a isso, a região de Fukushima foi praticamente devastada por conta do acidente nuclear. Devido ao terremoto, a usina nuclear da prefeitura acabou entrando em colapso e houve vazamento de energia nuclear, provocando um dos mais terríveis acidentes nucleares do mundo. Assim, até hoje existe regiões em Fukushima em que não se pode caminhar por conta da contaminação do solo.

Assim, apesar do Japão estar melhor preparado para caso algo venha a acontecer, o país sempre fica em alerta quando há qualquer hipótese de uma grande onda atingir novamente a região.