O envelhecimento no Japão é uma marca da sociedade. Isso porque o país possui uma das populações mais velhas do mundo.
Apesar de existir aqueles que agem de maneira hostil contra os mais velhos, há também muito respeito por toda a sabedoria que eles acumularam.
Dessa maneira, veja aqui o dia de confraternizar o envelhecimento, o keiro no hi.
A homenagem ao envelhecimento no Japão
Não é nenhum segredo que os japoneses têm uma das maiores expectativas de vida do mundo. A média de vida no país é de 85,77 anos, por conta disso, o Japão ocupa o segundo lugar no mundo.
Para compararmos, no Brasil a expectativa de vida é de quase 10 anos a menos, sendo de 76,8. E nos Estados Unidos a expectativa é de 77 anos ,ou seja, ainda muito longe do que o Japão possui.
Assim, a população idosa no Japão é, geralmente, muito respeitada pela sociedade.
E, como o país possui feriados para celebrar muitas pessoas, como para homenagear as crianças, há um dia por ano dedicado exclusivamente aos membros mais velhos da comunidade. Esse é o Keiro no Hi, ou Dia do Respeito ao Idoso, e é considerado feriado em todo o país. Por conta do calendário que é definido pelo governo todos os anos, não há uma data exata para esse feriado. Mas, ele é realizado sempre em meados de setembro.
Leia também:
- Essa é a nova geração de adultos no Japão;
- Conheça a estátua budista japonesa em homenagem a menino baleado na II Guerra Mundial;
- Conheça os profissionais do sexo no Japão que levam mulheres para o exterior.
A origem da comemoração do envelhecimento no Japão
A tradição remonta a 1947, quando a vila de Nomadani Mura, na província de Hyogo (agora conhecida como a cidade de Taka-cho), organizou um “encontro de velhos”. O então prefeito Masao Kadowaki da cidade alegou que era uma data importante para os jovens celebrarem os mais velhos e declarou que eles têm muito a aprender com os mais velhos.
Vale lembrar que se trtava de um Japão depois da guerra e que estava muito destruído. Assim, os jovens aprenderem com os mais velhos também significava aprender com eles a reconstruir o que estava destruído.
Dessa maneira, a vila começou uma tradição que passou a ser realizada nos anos seguintes com os jovens escutando os mais velhos.
A popularidade do dia se espalhou pelo boca a boca e após uma série de negociações com os governos locais, este “Dia dos Velhos” foi designado feriado nacional em 1966 como Dia do Respeito ao Idoso.
No feriado comemora-se tudo o que tiver a ver com a população idosa. Mais especificamente, celebra-se sua sabedoria e realizações. Celebrar a longevidade é a outra razão por trás do Dia do Respeito ao Idoso. Viver uma vida longa e saudável é altamente respeitado no Japão e o dia serve como um lembrete não apenas para cuidar dos idosos de sua família, mas também para cuidar de si mesmo.
Assim, é um dia para refletir sobre onde estivemos e ver como as lições daqueles que vieram antes de nós podem nos ajudar a viver uma vida melhor.