Os desafios do final da pandemia no Japão: o aumento dos preços de alimentos

Aparentemente, o final pandemia no Japão e no mundo está chegando. Isso não significa dizer com toda a certeza que ela está acabando. Entretanto, o planeta começa a assistir os números de contaminados e, principalmente, de mortos, cair.

Entretanto, agora outros desafios aparecem pra todos. A crise do coronavírus também foi um duro golpe na economia. Assim, espera-se que os consumidores japoneses enfrentem mais desafios em meio à pandemia de coronavírus em andamento, já que uma onda de aumentos de preços atingirá itens essenciais, como alimentos e produtos diários.

No país um novo ano fiscal começa em abril. E será nesse momento que os valores do itens essenciais para se manter uma casa, aumentarão.

Como haverá mudanças no ano fiscal de 2022 em alguns sistemas sociais intimamente relacionados ao dia-a-dia das pessoas, como a redução do valor dos benefícios previdenciários públicos, o aumento dos preços provavelmente pressionará particularmente as pessoas socialmente vulneráveis, como os pensionistas.

Confira aqui maiores informações sobre o final da pandemia no Japão com o aumento dos preços de tudo.

O final da pandemia no Japão e o aumento do custo de vida

A partir de abril de 2022 o custo de vida no Japão ficará ainda mais caro.

Muitas empresas que não mudavam seus valores há décadas, terão de mexer nos preços. Esses aumentos ocorrerão em coisas básicas da vida de quem mora no Japão.

Por exemplo, Megmilk Snow Brand Co., Meiji Co. e Morinaga Milk Industry Co. aumentarão seus preços de queijo. Já a empresa The Nisshin OilliO Group Ltd. e J-Oil Mills Inc. disseram que aumentarão seus preços de óleo de cozinha para uso doméstico usar.

Outros alimentos sujeitos aos próximos aumentos de preços incluem o ketchup de tomate da Kagome Co. e o “Umaibo” da Yaokin Co. O Umaibo é um salgadinho que não aumenta de preço há décadas. Algo que era um verdadeiro orgulho para a empresa que o produz, agora terá de ser reajustado por conta da crise que a pandemia causou nas matérias primas.

O novo preço do “Umaibo” está fixado em 12 ienes, de acordo com a fabricante de lanches com sede em Tóquio.

Com relação a outros produtos diários, os preços de fábrica do papel higiênico e papel higiênico da Nippon Paper Crecia Co., bem como de alguns produtos de fraldas da Kao Corp., também irão subir.


Leia também:


O final da pandemia e o aumento nos transportes

Os transportes públicos no Japão também terão reajustes.

Por exemplo, aEast Japan Railway Co. aumentará os preços dos bilhetes dos trens-bala shinkansen durante a alta temporada, e a Kyushu Railway Co. aumentará os preços de alguns bilhetes de cupom para os trens-bala.

Por sua vez, a Japan Airlines Co. aumentará os preços das passagens de alguns voos domésticos a partir de 15 de abril, enquanto os da All Nippon Airways Co. já subiram desde domingo.

O final da pandemia no Japão e as pensões

Para piorar a situação de muitas pessoas, o sistema público de pensões do Japão também será alterado. Isso porque  a quantidade de benefícios diminuirá 0,4%, pois os salários caíram devido à influência da pandemia.

A faixa etária para começar a receber os benefícios será ampliada, elevando agora o limite máximo para 75 anos. Atualmente, quem tem entre 60 e 70 anos pode começar a receber uma pensão.