Suicídio entre mulheres no Japão continua a crescer

O suicídio entre mulheres no Japão vem crescendo nos últimos anos. Tornando-se algo preocupante para o governo e para a sociedade como um todo.

O número de mulheres que morreram por suicídio no Japão aumentou pelo segundo ano consecutivo, nos anos de 2020 e 2021 o índice somente subiu. No ano de 2021 somou-se um triste número de 7.068 suicídios. De acordo com o jornal japonês Japan Times, isso possivelmente se deve ao impacto prolongado da pandemia de coronavírus.

Veja aqui maiores detalhes sobre essa crescente de suicídios entre mulheres no Japão.

O crescimento do suicídio entre mulheres no Japão

Os dados sobre os suicídios entre mulheres no Japão foram compilados pelo Ministério da Saúde do país a partir de estatísticas de suicídio divulgadas pela Agência Nacional de Polícia. O Ministério da saúde também reuniu os motivos que levaram essas mulheres a tirarem suas vidas.

Assim, em relação, destacou-se que os problemas de saúde foram os mais comuns, ao todo teriam sido 4.375 casos por esses motivos, ou seja, 144 abaixo de 2020.

Em seguida, o outro motivo, foram os  problemas familiares. Por esse termo, compreende-se como a discórdia entre casais e também o  pessimismo sobre o futuro da família, representando 1.357, portanto, nessa área, houve um aumento de 65.

Por outro lado, o levantamento estatístico também trouxe problemas relacionados à economia. Nessa área, os suicídios aumentaram de 29 para 454, com 185 mulheres se matando por dificuldades para ganhar a vida, de acordo com os dados.

Já entre as alunas, foram regristrados, 11 suicídios de meninas no ensino fundamental, 148 do ensino fundamental e 314 do ensino médio. Para essa categoria, os motivos relacionados foram de doenças mentais, como depressão, notas baixas; e problemas e discordâncias no relacionamento com os pais.


Leia também:


O número total de suicídios diminuiu, mas o suicídio entre mulheres no Japão aumentou

Enquanto boa parte das pessoas está comemorando que a taxa total dos suicídios diminuiu. Ao todo, no ano de 2021, foram 74 suicídios a menos em relação à 2020. O número, no entanto, permaneceu 838 acima do número de 2019 antes da pandemia de COVID-19. Portanto, podemos ver uma relação direta entre a pandemia e o número de pessoas que tiraram a própria vida no país.

Apesar de ser uma boa notícia que o número geral de suicídios diminuiu em relação ao ano anterior, ainda são muitas pessoas que tiram suas próprias vidas todos os anos no Japão.

Um dos números mais assustadores, com certeza, é entre estudantes. Afinal de contas, são pessoas muitas novas que acabam retirando a própria vida por não aguentarem uma série de pressões as quais são expostas. Porém, em números gerais, o número diminuiu em 26, atingindo para 473 após atingir um recorde de 499 em 2020, mas a autoridade disse que “ainda estava em um nível alto que precisa ser monitorado com cuidado”.

Portanto, o Japão continua a registrar altos índices de suicídio, com número crescente por conta da pandemia do coronavírus.