Uniformes da escola japonesa com mais estilo! Uniqlo começa a fazer as vestimentas

Os uniformes da escola japonesa sempre foram conhecidos mundialmente por terem um mesmo padrão que se assemelha às roupas sociais.

Entretanto, agora os uniformes estão ganhando um novo tom. Além das discussões que avançam para se ter uniformes sem gênero, também há a entrada de uma grande marca da moda nesse ramo: a Uniqlo.

Conheça mais aqui sobre esses novos uniformes e como eles estão começando a ser usados no Japão.

Uniformes da escola japonesa da Uniqlo

Uma escola municipal de ensino médio em Saitama, cidade do leste do Japão, está adotando roupas prontas para usar da Uniqlo como uniforme do ano acadêmico de 2022, no que se acredita ser o primeiro em qualquer lugar do país a tomar essa medida.

A Omiya Kita High School, em Kita Ward, em Saitama, diz que o custo de compra dos itens é de cerca de um quarto dos uniformes atuais – uniformes escolares pretos para meninos e blazers e saias azul-marinho para meninas – que também permanecerão em uso.

A Uniqlo Co. disse que duas escolas municipais de ensino médio em Toba, no centro do Japão, na província de Mie, adotaram suas roupas como “semi-uniformes”.

De acordo com o Conselho Municipal de Educação de Toba, os semi-uniformes são usados ​​em dias não cerimoniais e diferem dos uniformes escolares formais.

 


Leia também


A renovação dos uniformes da escola japonesa

Essa mudança não é somente pelos valores. Mas há uma constante transformação dos uniformes japoneses em tempos recentes. Muitas pessoas questionam o padrão do uniforme e tenta atualizá-lo para os dias atuais.

Assim, por exemplo, a escola de ensino médio Omiya Kita permite que estudantes do sexo feminino usem calças desde fevereiro de 2021, depois que uma delas pediu para não usar saia. O vice-diretor Kenji Tsutsui disse que várias alunas usavam calças que compraram durante o ano letivo de 2021.

Desta vez, a escola decidiu medidas permanentes para novos uniformes para homens e mulheres. Depois de analisar roupas prontas de várias grandes redes, foi determinado que a Uniqlo’s poderia ser convertida em uniformes e que seu preço e qualidade eram aceitáveis.

Os uniformes atuais custam cerca de 50.000 ienes (cerca de R$ 1250,00), mas os da Uniqlo custam apenas 10.000 a 12.000 ienes (cerca de R$ 400 a 550, ou seja, uma boa economia para os pais) para a parte superior e inferior, com alguns sendo laváveis ​​em casa. Por meio de compras on-line, a empresa de roupas oferece uma variedade de tamanhos próximos aos feitos sob medida. A escola também permite que os alunos preparem roupas semelhantes se não encontrarem um tamanho adequado.

Tsutsui disse: “A escola sempre fez coisas que os outros fazem de forma diferente. Decidimos adotar o novo uniforme depois de mudar nossa mentalidade de que nesta escola ‘todos devem usar o mesmo uniforme para cerimônias e outras ocasiões'”.

Fonte: Mainichi.JP.

123