Cidade japonesa testa reconhecimento facial para pagamentos (mesmo com máscara)

A cidade japonesa de Osaka será a anfitriã da Expo Mundial de 2025, uma feira mundial de tecnologia com vistas ao futuro. Entretanto, não será somente na feira que haverá muita tecnologia, a cidade inteira já começa a se preparar e a se atualizar. Ou seja, é o momento para testar muitas tecnologias que em breve poderão estar sendo aplicadas no mundo inteiro.

Por enquanto, a cidade japonesa vai trabalhar muito para colocar um monte de coisas legais em funcionamento até lá. Já vimos planos para obter alguns trens com aparência de Star Wars com portas de carregador USB dentro, e agora os passageiros do metrô poderão comprar coisas com seus rostos.

Mas não será possível, ainda, realizar compras em qualquer lugar. Graças a uma parceria com os especialistas em reconhecimento facial da NEC, as novas lojas do Osaka Metro permitirão que as pessoas paguem com uma digitalização do rosto mesmo usando uma máscara.

Conheça aqui mais sobre esse importante passo para o futuro que está sendo dado em Osaka.

A cidade japonesa e os pagamentos com reconhecimento facial

A possibilidade de realizar pagamentos com o reconhecimento facial ocorre porque o sistema I:Delight da NEC parece usar o rosto de uma pessoa, bem como suas íris para confirmar sua identidade. Por conta disso, a pessoa pode estar tranquilamente com uma máscara que mesmo assim poderá fazer as suas transações financeiras.

De 11 de abril de 2022 até o final do mês, a loja pop-up Metro Opus Umeda oferecerá uma variedade de alimentos semanalmente. Na primeira semana, eles servirão tortas e tortas da Pie Queen, especialista em torta de maçã de Sapporo. Então, de 18 a 24 de abril, as pessoas poderão comprar alguns sanduíches de frutas do Momonoki de Tóquio com seus rostos. Na última semana deste teste, o próprio Kentauros de Osaka estará abastecendo as prateleiras com pirozhki.


Leia também:


Não haverá mais humanos para recolher os pagamentos na cidade japonesa?

Dada a natureza dos produtos vendidos, uma equipe humana estará disponível para atender os clientes, mas os pagamentos podem ser feitos apenas olhando um tablet por um momento. Se o sistema atualmente em desenvolvimento funcionar conforme o planejado, deve reduzir bastante o tempo de espera.

Portanto, ainda não chegamos no momento em que as máquinas tirarão os empregos dos vendedores.

Para se inscrever no serviço, não é necessário fornecer nome, data de nascimento, endereço ou qualquer outra informação pessoal, exceto uma fotografia do rosto do usuário. A inscrição é muito fácil de ser realizada. É preciso somente ter acesso à internet e ter um e-mail, o que é interessante, pois eles disseram explicitamente que querem saber a idade e o sexo das pessoas.

Parece que eles querem confiar apenas na IA para tentar identificar essas coisas.

Obviamente, que também é necessário um cartão de crédito para que o pagamento seja feito, mas mesmo assim um cartão Visa pré-pago pode ser usado para evitar o compartilhamento de dados pessoais.

Fonte: Sora News.