Naufrágio no Japão deixa mortos e buscas continuam por desaparecidos

Um naufrágio no Japão levou pessoas à morte e aindahá pessoas desaparecidas. O acidente aconteceu no norte do país e, provavelmente, aconteceu devido ao mau tempo.

Entretanto, os responsáveis pela embarcação sabiam que o mau tempo estava chegando e mesmo assim seguiram com o passeio.

Saiba aqui mais sobre o ocorrido e como as autoridades japonesas estão lidando com as buscas.

Naufrágio no Japão

O barco, que afundou na tarde de sábado em 23 de maio de 2022, transportava 26 pessoas. Enrte essas pessoas ainda haviam 2 crianças. Apesar do mau tempo previsto, o “Kazu I” partiu na manhã de sábado para contornar parte da península de Shiretoko, uma reserva natural localizada a nordeste da grande ilha japonesa de Hokkaido, no norte do Japão.

Muitos podem achar que as pessoas estavam sem equipamentos de segurança. Entretanto, todas elas estavam com coletes salva vidas. Mas, em um mar gelado, isso pouco importa.

O acidente provavelmente aconteceu por volta das 13h. Isso porque, a tripulação enviou um pedido de socorro às 13h13. Assim, quando enviou o pedido de socorro, a tripulação informou que o barco estava afundando, com a proa inclinada a 30 graus.

Dessa maneira, devido ao mau tempo, a guarda costeira chegou ao local apenas três horas depois, e desde então uma busca intensa vem acontecendo.

Devido ao acidente, a polícia, as Forças de Autodefesa do Japão (SDF) e os pescadores locais também participam das operações, tanto marítimas quanto aéreas. Afinal de contas, a chandce de encontrar as pessoas vivas diminui a cada momento que passa.

Como dito anteriormente, todos os passageiros usavam coletes salva-vidas. Porém, as águas da região estão atualmente muito frias, com temperatura de apenas 2 ou 3 graus, e a costa ainda está gelada em alguns lugares. Portanto, as pessoas podem morrer congeladas e não afogadas.

Para piorar com essa situação, o mar também estava agitado no momento do acidente.


Leia também


O naufrágio no Japão poderia ter sido evitado

O pior de tudo é que esse naufrágio poderia ter sido evitado. Afinal de contas, foi anunciado que o mau tempo estava chegando.

E todos que estavam esperando o barco, viram quando as embarcações de pesca locais retornaram ao porto ao meio-dia de sábado devido às ondas altas e ventos fortes.

Para piorar, de acordo com um operador de outro barco turístico, “Eu não teria ido para o mar nessas condições”, como foi noticiados no canal de televisão público NHK no sábado.

Além disso, as imagens aéreas da emissora pública japonesa NHK mostraram um helicóptero e barcos de patrulha explorando a borda da península, bem como equipes de resgate em terra examinando uma costa muito acidentada, com ondas altas cheias de espumas contra grandes rochas. Outras imagens da Guarda Costeira mostraram equipes de resgate inspecionando fendas na costa.

Portanto, as chances de encontrar as pessoas com vida agora, são praticamente mínimas.