Uma nova invenção virou um sucesso no Japão. Trata-se de uma porta dentro de outra porta. Mas, afinal de contas, por que ela está agitando o país?
Por mais que possa parecer uma verdadeira loucura ter uma porta dentro de outra porta, isso só pode ser explicado diante da realidade japonesa. Acontece que é por meio dessas duas portas que muitas mortes e acidentes podem ser evitados diante de um terremoto no Japão.
Confira aqui maiores informações sobre essa porta.
A porta dentro da porta é um sucesso no Japão
Quando um forte terremoto acontece no Japão, as pessoas são orientadas a abrirem correndo as portas. Isso acontece porque, caso elas não tomem essa atitude, a porta pode acabar se deformando e as pessoas ficam presas dentro de casa.
Em um terremoto forte, as molduras da porta tendem a se contorcer. Logo, elas perdem a sua forma e não há o que fazem para que ela volte ao normal.
Esse é um dos cenários mais terríveis que pode acontecer para uma família, por exemplo. Afinal de contas, eles terão de esperar ajuda. Além disso, depois que a porta for deformada, por mais que não aconteça nada mais grave, ainda haverá um outro conjunto de problemas de segurança.
É um grande problema, mas para o qual a Shin Nihon Entrance em Tóquio desenvolveu uma solução elegante. A Porta Tasukaru (“Porta Salva-vidas”) é simplesmente uma porta dentro de uma porta.
Leia também:
- Qual o segredo para a maionese do Japão ser a melhor do mundo?;
- Carne Wagyu do Japão é recriada em laboratório com o mesmo sabor e, futuramente, mais em conta;
- Calendários no Japão: mesmo com a informatização os japoneses ainda os amam.
Como funciona a porta dentro da porta?
Para simplificar, a porta dentro de uma porta é na verdade uma porta taishin (porta sísmica) que tem características para torná-la menos provável de ficar emperrada quando ocorrer deformação. Se você olhar atentamente para as fotos e para o vídeo a seguir, a porta interna tem mais espaço entre as bordas e sua moldura.
Portanto, isso significa que, no caso de a porta dobrar, é menos provável que a moldura entre em contato com a borda da porta e impeça que ela se mova. A folga extra entre a porta interna e sua moldura é então coberta por um lábio plano que corre ao longo de todos os lados nas superfícies externa e interna.
Além disso, qual é o sentido de ter uma porta de emergência se você não pode aproveitá-la de vez em quando também? É por isso que o Tasukaru Door tem o benefício adicional de abrir com segurança com uma cobertura de tela para permitir a entrada de ar fresco e nos resgatar não apenas dos danos do terremoto, mas do calor sufocante do verão. Afinal de contas, o verão no Japão tende a ser muito quente. Ter mais uma corrente de ar pode ajudar a muitas pessoas a sobreviver a essa estação.
Enquanto isso, a empresa responsável pela porta, está recebendo constantemente pedidos para que ela seja instalada em condomínios.
Fonte: Sora News.