O mais interessante é que eles usam roupas tradicionais que você, com certeza, não esperaria ver hoje pelo Japão.
Assim, eles trazem muitas referências do Japão antigo e fazem você se sentir como se tivesse entrado em uma máquina do tempo. Afinal de contas, em um país tão tecnológico em que as pessoas estão correndo a todo momento, nunca se espera encontrar essas pessoas caminhando com tanta calma e em busca de paz interior.
Yamabushi e a peregrinação pelas montanhas japonesas
Shugendo é uma tradição espiritual exclusiva do Japão que remonta a cerca de 1300 anos como uma forma de treinamento e disciplina ascética para obter poder espiritual. Combina elementos do xintoísmo, budismo, taoísmo entre outros elementos. Os seguidores de Shugendo são chamados de shugenja , mas são popularmente chamados de yamabushi , ou “adoradores da montanha”, porque seu treinamento ascético consistia em muitos meses passados em ambientes montanhosos hostis.
Os seguidores de Shugendo veneram um homem chamado En no Gyoja, ou En, o Asceta, como o fundador. En era um monge asceta, curandeiro e adivinho que se diz ter vivido no século VII na cordilheira Katsuragi, no centro do Japão. Ele se tornou um protótipo para todos os Yamabushi seguirem.
Hoje, no entanto, os ascetas modernos dificilmente podem seguir os regimes extremos dos praticantes anteriores. Muitos têm famílias e empregos, e só podem passar alguns dias de cada vez na natureza selvagem. Eles se tornam yamabushi passando por certos ritos de iniciação e adotando várias práticas ascéticas, particularmente as caminhadas nas montanhas conhecidas como mine-iri, ou “entrar nas montanhas”. Mas completando peregrinações e caminhadas nas montanhas, os seguidores ganham classificação. Aqueles de nível mais alto tornam-se sedatsu, que lideram as caminhadas nas montanhas.
Leia também:
- Sistema penal no Japão: prisões rigorosas e baixa taxa de reincidência;
- Mulheres de conforto no Japão: descubra o que o exército imperial fazia com as coreanas e chineses;
- Bases militares americanas no Japão: o preconceito contra a família dos soldados.
Onde ver os yamabushi andando pelas montanhas japonesas?
Para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre os crentes e suas práticas, uma visita à vila de Yoshinoyama, localizada nas montanhas da província de Nara, é altamente recomendada. Aqui Shugendo está muito vivo.
Ali, os Yamabushi são vistos, e especialmente ouvidos, na aldeia durante a temporada oficial de entrada na montanha, que vai de 3 de maio a 23 de setembro.
Assim, por lá é possível vê-los andar pelas ruas em fila indiana, soprando suas conchas horagai enquanto passam a caminho de entrar no Omine para realizar o treinamento ascético. Eles param em certos lugares para recitar orações, acompanhadas pelo chacoalhar rítmico de seu shakujo, um pequeno cajado ritualístico de madeira. Pratos de oração de madeira chamados são deixados para trás como evidência de que um grupo de Yamabushi parou e orou lá.
Além de acompanhar esses caminhantes, também é possível realizar uma visita a um dos templos Shugendo para ver algumas das práticas. Os visitantes podem participar das orações da manhã ou da noite, por exemplo, no impressionante salão principal Zao-do de Kimpusenji.
Fonte: All About Japan.