Sistema penal no Japão: prisões rigorosas e baixa taxa de reincidência

O sistema penal no Japão é conhecido por ser um dos que possui uma das menores taxas no mundo de pessoas presas. Ou seja, o Japão não é um país que possui muitas pessoas presas.

Entretanto, há uma alta taxa de condenações. Cerca de 99% dos casos que vão para um tribunal, acabam levando o réu preso. Para que isso aconteça, existem uma série de fatores, como a própria confissão, que ocorre em praticamente 90% dos casos.

Veja aqui um pouco mais sobre o sistema penal no Japão e como o país consegue ter esse alto índice de condenações e ao mesmo tempo fazer com que aqueles que depois são libertos, não retornem para as prisões.

Sistema penal no Japão

O Japão possui uma das menores taxas de encarceramento no mundo. São cerca de 37 cidadãos japoneses presos por 100 mil habitantes. Em termos comparativos, no Brasil, por exemplo, são mais de 300 cidadãos presos por 100 mil habitantes.

Além disso, as taxas de reincidência são baixas. O governo também faz muito esforço para manter os jovens fora do sistema prisional. E, mesmo quando um jovem realiza alguma infração e precisa ser preso, há o consentimento dos pais para que eles sejam presos sob o Shonenho (Lei Juvenil). Assim, eles acabam sendo colocados em centros de detenção juvenil por longos períodos a pedido de seus responsáveis.

As prisões no Japão também são muito rigorosas, quase não há violência dentro delas, além de haver um alto índice de carcereiro por presos. Isso faz com que aqueles que foram para o sistema penal do país, eles acabam preferindo não arriscar.


Leia também:


A taxa de condenação do sistema penal no Japão

Além disso, quando uma pessoa é pega e levada ao sistema penal do país, raramente ela conseguirá sair sem ser presa. A taxa de condenação é de 99% dos casos. O fracasso em condenar é um duro golpe para a carreira de promotor, de modo que os promotores não levarão alguém ao tribunal a menos que tenham certeza de que vencerão.

Assim, esse número deve ser compreendido porque há uma grande investigação antes da pessoa ser levada a julgamento. Isso também ajuda para que os casos de condenação de pessoas inocentes seja mais baixo (apesar de já ter acontecido).

Outra razão para a população carcerária relativamente pequena é que há simplesmente menos criminosos. As taxas de criminalidade (que atingiram o pico em 2002) vêm caindo há anos; em 2020, eles estabeleceram uma nova baixa do pós-guerra. A taxa de homicídio de 0,3 por 100.000 pessoas está entre as mais baixas do mundo . Crimes com armas são extremamente raros; uma única morte por arma foi registrada para todo o ano de 2015.

Além disso, existe pena de morte no país e muitas pessoas são a favor dela. Quando as pessoas cometem crimes que podem levar à pena de morte, elas já estão ciente do que acontecerá com elas.

O Japão também é um povo, atualmente, pacífico. E também há um sistema de ajuda social que faz com que as pessoas não se vejam diante de situações que precisam realizar assaltos, por exemplo, para comerem algo.

Assim, essas características do país também ajudam para que o número de crimes no país seja mais baixo.