Deportação do Japão: o grande medo dos brasileiros

A possibilidade de enfrentar uma deportação do Japão é motivo de insônia para muitos brasileiros. Afinal de contas, quem está no país a trabalho, sabe que as regras para se manter o visto são rigorosas, bem como a fiscalização para que niguém fique por lá sem ter um propósito.

De acordo com o site Agência de Serviços de Imigração, a deportação pretende evitar que a segurança e os interesses do Japão sejam prejudicados. Assim, são deportados os estrangeiros que se enquadram nos motivos de deportação estipulados no Artigo 24 da Lei de Controle de Imigração, como entrar ilegalmente no Japão ou residir no Japão além o escopo de sua permissão de residência.

Conheça aqui mais sobre essa realidade e como ela pode afetar até mesmo aqueles que só querem trabalhar no Japão, como é o caso dos brasileiros.

A deportação no Japão

Ser deportado do Japão não é simplesmente retornar para o país natal. Mas isso significa também ter de enfrentar um duro sistema.

As autoridades de imigração japonesa são conhecidas por deixar as pessoas ilegais em condições desumanas que levam até mesmo à morte dos estrangeiros. Além disso, são comuns os espancamentos no momento da prisão dessas pessoas.

De acordo com o The Diplomat, abordagens punitivas para gerenciar a imigração são condenatórias do ponto de vista dos direitos humanos. Mas no Japão, elas acontecem e possuem até mesmo outros efeitos que não só nos estrangeiros. Assim, de acordo com o jornal, criminalizar os requerentes de asilo e estigmatizar a imigração também está contribuindo para uma crise existencial que inclui uma população em rápido envelhecimento, declínio da fertilidade e uma economia em contração.


Leia também


Mas, por que ocorre a deportação do Japão?

Existem diversos motivos que podem fazer alguém ser deportado do Japão. Um dos motivos principais são os vistos vencidos e a imigração ilegal. Entretanto, esse processo não acontece em poucos dias, mas em meses, enquanto isso a pessoa pode ficar presa em um dos centros de imigrantes que são praticamente piores que as prisões.

Muitas pessoas que estão nessas condições tentam apelar pelas vias judiciais para tentar barrar a deportação, o que faz com que o processo seja mais lento.

Outro motivo que pode levar à depotação é quando um estrangeiro comete algum tipo de crime ou infração. Assim, ele pode perder o direito ao seu visto por ser compreendido que ele pode estar colocando em risco a própria sociedade japonesa.

Quando é dado o veredito de que a pessoa será deportada, ela mesma precisa arcar com os custos de sua passagem. Mas, caso ela não tenha como, o govenro japonês paga para ela ir embora do país.

Em ambos os casos, a pessoa deportada fica barrada por 10 anos de entrar no Japão. O país possui um sistema de alto controle para fazer com que realmente um deportado não pise tão cedo por lá.