114 anos da imigração japonesa no Brasil: uma história de muito trabalho

No ano de 2022, comemora-se 114 anos da imigração japonesa no Brasil. O primeiro navio trazendo japoneses chegou em Santos, cidade litorânea de São Paulo, no dia 18 de junho de 1908.

Inicialmente, os imigrantes japoneses chegaram no Brasil para trabalhar nas fazendas de café em São Paulo e no Paraná, principalmente. Porém, se espalharam por todo o país apresentando seus costumes e estabelecendo trocas com o povo brasileiro.

Conheça aqui um pouco mais sobre essa história de imigração.

A imigração japonesa no Brasil

Os japoneses chegaram no Braisl com a promessa de que por essas terras teriam a possibilidade de enriquecer e voltar para a sua terra natal.

Para entedermos um pouco mais sobre a realidade do Brasil, vale lembrar que recentemente o país havia abolido a escravidão e espanhois e italianos já haviam imigrado para cá. Entretanto, por conta das péssimas condições que tiveram de enfrentar nas fazendas, muitos deles fugiam e também se manifestaram contra a realidade que viviam.

Assim, o governo brasileiro apoiou a vinda dos japoneses na tentativa de repor a força de trabalho que as fazendas necessitavam.

Além disso, também precisamos lembrar que no Japão as condições também não eram as melhores. Muitas pessoas estavam passando fome por lá e vir para o Brasil parecia ser a única saída. Ou seja, o desespero era tanto que muitos se arriscaram em uma viagem de meses, do outro lado do planeta, para tentarem sobreviver.

Entretanto, não foi bem isso o que aconteceu. Muitos japoneses se viram diante de situações de quase escravidão quando chegaram no país e muitos até mesmo tiveram de fugir das fazendas para conseguirem tanto sobreviver, como também para buscar melhores condições de vida.

Se quiser saber mais sobre essa história da imigração e o sofrimento dos japoneses nas fazenda, não deixe de assistir o filme brasileiro Gaijin.


Leia também


O legado da imigração japonesa no Brasil

Podemos dizer que, mesmo com muito trabalho e sofrimento em diversos casos, a imigração japonesa no Brasil foi fundamental para o desenvolvimento do país.

Por exemplo, foi com os japoneses que veio o saber de como se plantar algodão e dar a ele o devido tratamento. Além disso, o árduo trabalho nas fazendas, seja na plantação de feijão, como também nas de tomate e morango, foram fundamentais para o enriquecimento do Brasil.

Podemos destacar também a culinária japonesa que entrou em contato com a brasileira logo cedo. Enquanto boa parte do mundo conheceu a culinária japonesa mais tarde, o Brasil já tinha a possibilidade de experimentar algusn pratos tradicionais do país há praticamente 100 anos.

Além disso, muitos outros aspectos da cultura japonesa foram apresentados para o Brasil. E hoje em dia é possível encontrar além de um bairro dedicado a somente os japoneses e orientais na cidade de São Paulo, o bairro da liberdade, como também diversos museus.

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link